{Minissérie} 5 lições que "Por si própria: Inspirado na vida de Madam C.J. Walker" me ensinou

4 de agosto de 2020



Sinopse:A história de Madam C.J. Walker (Octavia Spencer), ativista social e primeira mulher milionária dos Estados Unidos a conquistar a própria fortuna: por meio de uma linha de produtos capilares e cosméticos para mulheres negras.

É importante lembrar que a série é baseada na vida de Sarah Breedlove, é uma inspiração. Uma inspiração não significa ser fiel a história. É uma interpretação do que ocorreu, ás vezes, até alguns personagens são inventados e por outras vezes são criadas relações que não existem para dar uma "emoção e ação" ao roteiro, paras saber o que é verdade e o que é mentira, dê um google, irá aparecer vários artigos mostrando essas diferenças.

Agora vamos a cinco coisas que a série me ensinou:
1-Autoestima
"Cabelo é beleza. Cabelo é poder." Apesar da série no início dá entender que autoestima é relacionada a imagem (afinal a personagem deseja vender cosméticos e a estigmatização da etnia do negra), sabemos sim que o julgamento que fazemos da nossa imagem afeta ela. Mas vemos mais que a autoestima em relação ao cabelo . Quando Sarah percebeu que podia vender, ela aumentou sua autoestima, quando ele percebeu que podia montar e gerenciar um negócio, ser independente e pagar as próprias contas, ela aumentou sua autoestima. Quando Sarah percebeu que ela teria um longo caminho pela frente ela entendeu que ela merecia ser feliz independente do seu cabelo, dos homens e da  sua cor. Ela desenvolveu amor próprio.

2-Acreditar em si mesma
"Precisamos trabalhar pesado, ser mais inteligentes e sonhar alto." Sarah acreditou na pessoa que mais importava na história da sua vida, ela mesma. Ela ousou sonhar e apesar de saber que seria um trabalho longo, árduo e pesado, não desistiu. Ela entendeu o que precisava, entendeu o que ela tinha e o que faltava (autoconhecimento). Estudou por conta própria em busca de conhecimento (cena dela lendo o livro "o negro nos negócios"), procurou quem sabia mais (recrutou um advogado), delegou funções (quando procura pessoas para trabalhar para ela, pois compreendeu que não podia fazer tudo sozinha)

3-Mulheres unidas mudam o mundo
"Os homens comandam este mundo. Ele não é para nós." Sarah buscou o apoio de homens, e recebeu desprezo e abuso por ser mulher. Não havia igualdade para mulheres. Ela entendeu que ajudar mulheres e se unir a elas era a chave para mudar esta condição.

4- Ser fiel a si mesma, encontrar sua voz no mundo através da sua história.
Sarah tinha um propósito, construir um legado e através da sua história com  o seu negócio desejou mudar o mundo. Idealizou que toda mulher negra recuperasse a autoestima e tivesse sua independência. Esse era o seu sonho. Apesar da minissérie não mostrar Sarah era muito mais envolvida politicamente e socialmente com a causa dos negros no país.

5- Representatividade importa
"Não vim fazer sanduíches, vim fazer negócios". Mulheres nos negócios, na ciência, na politica e em muitos espaços sempre existiram, mas pouco sabemos sobre isso. Saber mais sobre mulheres que mudaram o mundo e das anônimas (já pensou na história da sua avó/mãe/tias) também, através da sua força, nos dá bons exemplos, de que o lugar da mulher é onde ela quiser.

Então, o que acharam da minissérie? Compartilhem suas considerações!

4 comentários:

  1. Heey, Lua :3
    Amei o tema do post e o tema da Minissérie.
    Nós precisamos de mais filmes e séries que tenham mulheres sendo protagonistas.
    Onde vocês conseguiu ver a minissérie? Fiquei curiosa pra assistir.

    Kisu,
    Jaque de Lua 🎔

    ResponderExcluir
  2. Essa minissérie ficou semanas sendo recomendada pra mim na netflix e eu ignorei, não creio!!! Vou super assistir ela depois desse post pq eu amei

    Beijossss,
    Carol Justo | Justo Eu

    ResponderExcluir
  3. Eu amei essa série e assisti ela de uma "tacada só". A cada episódio é um ensinamento diferente e depois que você assiste ela, fica mais motivada a ir atrás dos seus sonhos e a apoiar os sonhos de outras mulheres.

    beijos
    gabepinheiro.com.br

    ResponderExcluir

"Eu não entendo de moda.Eu entendo do que eu gosto..."

*Sugestões,Criticas, Dúvidas e elogios,são bem-vindas!
Email:Eucriomodacontato@gmail.com, adicione-me!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...