Em 2013 eu fiz um post chamado manual da autoestima em que me orgulhei muito. Agora abre parenteses pra eu contar um pequeno acontecimento, para ligar uma coisa com a outra:
Esses dias vi um post sobre autoestima em que a moça falava que nós entendemos este conceito de maneira errada, ligamos apenas a nossa aparência, como se ser mais bonita esteticamente fosse a única coisa que podemos fazer pra alcançar a felicidade.
Tenho entendido que cuidar do corpo é uma forma de bem-estar, você não deve fazer porque se odeia e sim porque se ama. É clichê, mas é verdade!
Autoestima é "Apreço ou valorização que uma pessoa confere a si própria, permitindo-lhe ter confiança nos próprios atos e pensamentos." Ou seja, alguns exemplos, se você manda bem no trabalho, é otimista, consegue pagar sues boletos todos os mês, tem aquela conexão alto astral com o livro ou um filme, fez aquele trabalho acadêmico mara, foi aprovada no TCC, se isso produz umas endorfinas. Então, amiga valoriza isso, ai, valoriza essas situações de bem-estar, que tá tudo ligado com a sua autoestima pra você se sentir melhor, enalteça suas conquistas!
Revirando esses conceitos, fiquei com a pulga atrás da orelha, pensando lá no meu Manual da Autoestisma , será que o que tinha escrito estava tão preso a este conceito bela física é igual a felicidade? Ai fui lá espiar o post, e com um UFA no coração vi que não estava tão fora do caminho assim. A Luana de cinco anos atrás, estava na direção certa.
lembrei de um post da nuta no gws (que compartilhei nos meus favs esses dias) falando sobre autoestima e autocuidado. certamente é muito mais do que beleza, cuidar com carinho de nós mesmas e celebrar nossas conquistas é essencial nesse processo de amar quem nós somos :)
ResponderExcluirpois é... muito importante essa reflexão mais amadurecida a respeito da autoestima. É comum a gente ser levado a pensar em autoestima como simplesmente gostar da nossa aparência (ou mostrar para os outros que gostamos?)... Na verdade vai muito além. Bjinhos!
ResponderExcluir