{Leitura} A listra negra por Jeniffer Brown

22 de agosto de 2016




Sinopse: E se você desejasse a morte de uma pessoa e isso acontecesse? E se o assassino fosse alguém que você ama? O namorado de Valerie Leftman, Nick Levil, abriu fogo contra vários alunos na cantina da escola em que estudavam. Atingida ao tentar detê-lo, Valerie também acaba salvando a vida de uma colega que a maltratava, mas é responsabilizada pela tragédia por causa da lista que ajudou a criar. A lista com o nome dos estudantes que praticavam bullying contra os dois. A lista que ele usou para escolher seus alvos. Agora, ainda se recuperando do ferimento e do trauma, Val é forçada a enfrentar uma dura realidade ao voltar para a escola para terminar o Ensino Médio.

Assombrada pela lembrança do namorado, que ainda ama, passando por problemas de relacionamento com a família, com os ex-amigos e a garota a quem salvou, Val deve enfrentar seus fantasmas e encontrar seu papel nessa história em que todos são, ao mesmo tempo, responsáveis e vítimas.  A Lista Negra, de Jennifer Brown, é um romance instigante, que toca o leitor; leitura obrigatória, profunda e comovente. Um livro sobre bullying praticado dentro das escolas que provoca reflexões sobre as atitudes, responsabilidades e, principalmente, sobre o comportamento humano. Enfim, uma bela história sobre auto-conhecimento e o perdão.


É uma história muito triste e impactou muita gente pela forma que foi escrita. A autora usa uma vertente diferente para falar sobre o bullying, mais humana, mais sincera e por consequência mais dolorosa. 

O bullying não é tratado de forma superficial como o cinema costuma tratar, Eu sei que em alguns filmes como "Deixe-me entrar" dá uma dimensão mais pesada, mas não tão detalhada quanto este livro. Outra lado muito usado é a temática  do garoto/garota que é maltratado pelos colegas, e ai resolve se tornar uma pessoa super descolada, popular e carismática, com roupas e comportamentos desejados por todos. E todos os seus problemas estão resolvidos. Este livro não é assim.

A Lista Negra fala sobre identidade, sobre tentar seu lugar no mundo. E em meio disso tudo, fala sobre a violência no meio escolar. Valerie tem que lidar com o sofrimento antes da tragédia e após a tragédia. O que nos faz ter uma dimensão bem mais detalhada do que o bullying pode causar. As tentativas dela reconstruir sua vida, o relacionamento terrível com os amigos da escola e sua família. Faz você pensar que a vida dela é tão horrível e difícil que  que qualquer apoio ou suporte é visto com desconfiança e nos passa uma mensagem: É difícil recomeçar.

É um livro que te sensibiliza sobre a questão, o quão dolorosa é a situação. Vale a pena leitura!

Muitas pessoas querem que ele seja adaptado para o cinema, porque assim tem mais chances de atingir mais pessoas em filme, do que em livro, infelizmente, não são todos que gostam de ler.

2 comentários:

  1. Eita, interessante! Me lembrou a mesma vibe de Os 13 Porquês.

    ✦ ✧ http://bruna-morgan.blogspot.com ✧ ✦

    ResponderExcluir
  2. Já ouvi tanta gente falando desse livro, porem nunca me despertou tanta curiosidade, sabe?! Talvez não seja o momento (?) Talvez.
    Sua resenha ficou ótima.
    Um abraço.
    http://julietincrisis.blogspot.com.br/

    PS. O problema nos comentários do meu blog está resolvido já, e me desculpa ter demorado tanto a te responder, é que só vi o seu comentário na minha foto esses dias.

    ResponderExcluir

"Eu não entendo de moda.Eu entendo do que eu gosto..."

*Sugestões,Criticas, Dúvidas e elogios,são bem-vindas!
Email:Contato@eucriomoda.com, adicione-me!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...