Moda> Bom senso pra quê?

15 de junho de 2014




Há alguns anos quando criei este blog eu tinha a ilusão que a moda estava democrática. Por quê a ilusão? Porque parecia tudo acessível a todos, não tinha certo e errado e cada um se vestia como quisesse. Mas não é bem assim, vejo a todo momento meninas sendo criticadas por usarem tal roupa, que está fora de moda ou que não combina com o corpo delas. E as meninas  acima do peso recebem o tipo de comentário “A roupa é bonita, mas você é gorda”. Ou as magrinhas sendo criticadas por serem magras “A roupa só ficou boa porque você é magra” ou “Você esta parecendo um cabo de vassoura”.

Pergunto-me se a mesma pessoa que defende que cada um deve procurar vestir o que quiser fica cobrando bom senso, por que tem alguma coisa muito errada ai, o pessoal ditando aos quatros vento liberdade de expressão e o tal do "bom senso" imperando. Bom senso pra quê gente? Achei que a moda era liberdade de expressão, de mostrar quem a gente é ou o que a gente está se tornando. A gente já tem que ter tanto bom senso na vida, por que diabos eu vou ter bom senso na arte? Por que moda é arte! Compreendo que alguns lugares algumas vestimentas são requisitadas, isso é fato. Mas quando eu quiser sair não posso vestir tal roupa porque tá fora de moda, me deixa gorda, ressalta minha magreza ou tal cor não combina comigo e etc?

O Brasil parece ser um país de modinhas, quando aparece uma modinha todo mundo usa a mesma coisa. Ás vezes percebo pessoas que se vestem apenas para serem fotografadas, não é um "Street Style" verdadeiro, me parece que perde a autenticidade dos looks. Sei lá, me parece que tem uma falsa originalidade no mundo da moda, mesmo quando as pessoas ousam, elas ousam dentro de certos padrões e na minha cabeça é tudo mais do mesmo. Aqui no Brasil, somos seguidores de modinha sim e quando alguém ousa algo que não é nos padrões recebe duras criticas.

 Eu não sou a rainha da ousadia e sigo modinha sim, mas estou amadurecendo essa vontade de ousar e de modo bem suave ela vem se refletindo na minha vida. Mas desejo um mundo da moda como eu idealizei um dia, moda como liberdade de expressão para todos de verdade, por que arte não se limita! 

Trilha sonora do texto:

6 comentários:

  1. Sempre me falaram tudo isso.Que isso não era pra mim,que eu parecia um homem.Não ligo mais pra isso,o dinheiro é meu ponto.

    PS: Laura katter divando na foto ai em cima ><

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Certissíma, não conhecia a moça da foto, obg pela informação :)

      Excluir
  2. Que texto incrível!
    As vezes eu leio sobre Londres e como lá as pessoas tem muita liberdade de expressão quando se trata de moda. Seria ótimo se fosse assim em qualquer lugar, mas as pessoas ainda tem grande preocupação com o que os outros vão pensar. Também não é pra menos porque por aqui (pelo menos onde eu moro), se você se veste "diferente" as pessoas ficam te olhando de uma forma que faz com que tu se sinta mau.
    É uma questão bem complicada mas, assim como você, também gostaria de um mundo com mais liberdade para vestir o que se quiser.

    Beijos,
    http://rockmyshoes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Acho que essa de usar modinha é um tipo de "moda acessível", as versões "inspiradas" das fast fashions possibilitam que nós usemos apenas o que a maioria quer usar, pois assim obviamente eles vendem mais. E as pessoas que tem money acabam comprando as roupas caras que já foram "inspiradas" então todo mundo acaba meio que se vestindo igual, sei lá, tá complicada a coisa. XP

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem tudo isso por trás mesmo, mas sei lá eu vejo os street style de outros lugares e as pessoas parecem tão a vontade sabe, tão diferentes uma das outras...
      Ás vezes é só impressão mesmo, mas foi muito importante esse ponto que você levantou :)

      Excluir
  4. Vestir algo pelo simples prazer de se sentir bem! Arte pela arte, liberdade pela moda! (=

    Beijos =*

    ResponderExcluir

"Eu não entendo de moda.Eu entendo do que eu gosto..."

*Sugestões,Criticas, Dúvidas e elogios,são bem-vindas!
Email:Eucriomodacontato@gmail.com, adicione-me!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...