{Livro} Paris apaixonada: Livro de memórias

7 de março de 2014


Eu não contei para vocês, mas agora eu sou parceira, por um semestre, da editora Leya. Todo mês eles vão me permitir escolher um livro para resenhar e o primeiro que eu escolhi foi este E-book: "Paris apaixonada: um livro de memórias".

Para comprar o livro Paris Apaixonada clique aqui!
Sinopse: 
Em 2009, a autora best-seller do New York Times Eloisa James deu um passo com o qual muitas pessoas sonham: vendeu a casa, tirou um ano sabático no emprego de professora universitária de Literatura Shakespeariana e mudou-se com a família para Paris. Paris Apaixonada: Um Livro de Memórias registra seu alegre ano em uma das mais belas cidades do mundo.
Eloisa James vem de uma família de escritores. Após enfrentar um câncer de mama, algumas mudanças ocorrem em sua vida e uma delas foi a mudança para Paris, ela escreve um livro contando sua experiência de como foi viver em Paris.
Eloisa sai dos Estados Unidos, com o seu marido italiano e seus dois filhos Anna (10/11 anos) e Luca (15/16 anos) para uma aventura em Paris.
Exceto alguns longos parágrafos introduzindo cada capitulo, o livro é apresentado com pequenos relatos, como autora descreveu no inicio do texto: 
"(...) a única escrita que produzi foi no Facebook, onde criei uma espécie de crônica online, espelhando-o na forma ainda mais concisa do Twitter. A cada dia que passava, meus thumbnails diminuíam na minha página do Facebook, ficando relegados a posts antigos. Meus Tweets evaporavam, tão efêmeros e triviais, tão agradáveis e despreocupados, como nossos dias em Paris.
Uma coletânea desses posts - organizados, revisados, alguns elaborados em forma de pequenos ensaios - transformou-se neste livro. Na maior parte, eu mantive o formato reduzido, a pequena explosão de experiência, como a melhor forma de oferecer o sabor dos meus dias."

O que eu não gostei: 
  • Para começar a capa não é chamativa, eu não gostei, muito cara de romance. E ainda descobri a capa na versão em inglês (Essa da direita), mais um motivo para eu não gostar dela. 
  • Ás vezes, talvez pela forma, que autora organizou, ficou um pouco confuso o livro, pois os capítulos não estavam interligados uns com os outros, dando uma continuidade, senti falta. 
  • Encontrei erros de português e de concordância nessa edição, eu sei lá o que aconteceu, mas eles existem, leia e saberá. 

O que eu gostei: 
  • Me apaixonei pela forma que essa mulher escreve, ela dá paixão e poesia a um simples acontecimento, usando as palavras para transformar aquele momento em mágica.
  • Eu adoro ler diários e apesar da falta de datas eu percebi que esse livro é tipo um diário, fiquei com vontade de abrir uma página no facebook e escrever um diário sobre acontecimentos da minha vida, pena que não tenho esse dom com as palavras.
  • Adorei a Anna, uma criança apaixonada por Harry Potter, espirituosa responsável, na minha opinião, por todo o humor do livro.
  • A forma que ela descreve as suas experiências gastronômicas: Divina!
  • No final do livro, ela apresenta o seu pequeno guia de Paris, achei interessante e super válido.

Você gostará de ler se aprecia livros de memórias e que descrevam acontecimentos corriqueiros, nada extravagante ou emocionante. É um livro calmo, sem grandes pertubações, podendo até ser monótono para muitos. 
Creio que não seja um livro para tocar "seu coração" é apenas um livro das impressões de alguém sobre Paris. Então, se você deseja saber mais sobre a cidade, culinária e um pouquinho da moda que a Eloisa observou em Paris, leia o livro. 
A seguir alguns trechos:

Gostaram?


Um comentário:

  1. Paris.....sempre Paris rs.....
    E primeira vez que estou vendo esses livros vai vendo atrasada? Vai saber rs...
    adorei as dicas

    Feliz dia da Mulher

    Beijoss *-*

    ==> Blog Resenhas da Pâm

    ResponderExcluir

"Eu não entendo de moda.Eu entendo do que eu gosto..."

*Sugestões,Criticas, Dúvidas e elogios,são bem-vindas!
Email:Eucriomodacontato@gmail.com, adicione-me!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...