Explorando sua câmera compacta

31 de março de 2012



Muita gente tem câmera compacta e fica chorando porque quer uma semi ou profissional, a verdade é que dá sim para fazer boas fotos com uma compacta e sabe qual é o segredo? Treinar e estudar as funções da sua câmera, ou seja, perca esse maldito hábitos dos brasileiros de raramente lerem o manual, saia da internet um pouquinho e vá treinar, porque as melhorias só acontecem se nos esforçamos.
Eu vi este post no site da Olympus muito, são dicas muito úteis e com o passo a passo é bem didático e como eu disse e repito dicas muito úteis e ainda por cima ilustrado com fotos em cada ocasião.
Também recomendo vocês darem uma olhada no que o José Luiz do Melhor ângulo diz neste post: Qual câmera comprar? Compactas.
E todas as fotos nesse post foram tiradas com uma compacta, as duas primeiras fotos são minhas, eu possuo uma Sony W570, como vocês podem ver na foto abaixo. O meu único problema com essas câmeras é tirar fotos a noite para o look do blog :/


A foto estúdio apresentou  fotógrafo do G1 Daigo Oliva que elaborou algumas dicas para melhorar as fotos com câmeras digitais compactas. Veja os tópicos abaixo :
 Balanço de branco (white balance) Importante para corrigir erros de leitura da luz que a própria câmera faz em modo automático. Ambientes amarelados, por exemplo, que influem diretamente no tom de pele, podem ser corrigidos com as opções da câmera 
 Estágio de foco Tenha paciência no momento em que for fazer a foto. A grande maioria das câmeras compactas (e até celulares) possui o estágio de foco nos botões disparadores. Para saber se a sua possui a função, aperte levemente o botão de disparo e observe, na tela, se a imagem “tenta” ajustar o foco. Utilizar corretamente essa função garante que o objeto não saia distorcido, desfocado. Para isso, pressione o disparador com leveza até garantir que o objeto esteja nítido e, aí sim, realize o disparo.
  Função macro Se há uma função que rende muito bem em câmeras compactas, essa é a opção de fotos em macro. Para fazer fotos em pequenas distâncias (cerca de 10 cm), de pequenos objetos, selecione a marcação sinalizada em sua câmera por uma flor. Além de garantir o foco correto há um melhor ganho na qualidade da imagem.
  Flash O flash possui distância curta de atuação, que varia entre 3 m e 5 m. Ou seja, não adianta usar o flash para grandes paisagens ou shows, por exemplo. Flashs de câmeras compactas são limitados em potência e não podem ser direcionados, por isso imagens produzidas uso deles possuem aspecto duro, chapadas, sem leveza. A regra básica é: evite o flash sempre que possível. Horários do dia O começo e o fim do dia são bons horários para fotografar. A luz do Sol é mais suave e as sombras, mais alongadas, diferenciadas. Ao contrário da luz direta e dura do meio-dia, os horários próximos ao nascer e pôr-do-sol são bons momentos para fotografar. Dias nublados, ao contrário do que se pensa, oferecem luz uniforme, o que facilita para contrabalançar os diferentes níveis de luz em retratos com grandes paisagens ao fundo.
 Composição do fundo Tenha atenção com o fundo, o cenário de sua foto. O resultado final depende muito de como você compõe a cena e como relaciona o objeto com o plano de fundo. Linhas geométricas, estampas, e texturas podem ser boas referências para compor sua imagem. 
 Enquadramento Imagine sua foto cortada por duas linhas horizontais e duas verticais. Deslocar o objeto principal para os lados da foto, conforme o cruzamento das linhas, dá maior equilíbrio e valoriza o plano de fundo. Em muitos casos, a posição centralizada do objeto principal desvaloriza a imagem. Outra dica é chegar perto do objeto sempre que possível. O uso dos zooms digitais das câmeras compactas e de alguns celulares prejudica a qualidade da foto. Dar alguns passos à frente pode valorizar sua foto. 
 Fotos noturnas Segure firmemente sua câmera em ambientes escuros ou à noite. Prender a respiração durante o clique pode ajudar a manter o equipamento estável e evitar imagens tremidas. Se for retratar paisagens, procure sempre usar um apoio como um tripé improvisado: uma mureta, uma mesa, um banco, qualquer superfície que garanta que sua câmera ou celular não vá se mexer. Lembre-se de deixar a câmera na borda, para evitar interferência do apoio na imagem fotografada. 
 Controle de ISO ISO é o nível de sensibilidade de luz que o sensor das câmeras captam. Quanto maior o valor do ISO, maior a capacidade da câmera em captar imagens em situações com pouca luz. Porém, a qualidade da foto também sofre perda de definição, adquirindo o chamado aspecto “pixelado”. A regra básica é: grande luminosidade, ISO baixo (as escalas variam muito, mas em geral entre 100 e 400) para garantir melhor definição da imagem. Ambientes com pouca luz, ISO alto (a partir de 800) para evitar o uso do flash e mesmo assim captar assuntos com movimento moderado.

Quem usa câmeras compactas e sabe aproveitar bem elas:

Luana do blog Petite Luana

Stella do blog Senhorita Liberdade

Paloma do blog Another Girl Another Planet

8 comentários:

  1. Adorei o blog o post tbm . Seguindo , da uma olhada no meu , se curti segue ?
    http://diariodananiih.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Obrigada por me citar²
    Bão, na minha opinião é o fotografo que faz a câmera, então não adianta nadica de nada ter a câmera mais maneira do mercado se você não conhece suas funções.
    Acho que temos que conhecer nossa camera compacta e suas funções antes de querer uma melhor.
    http://www.senhoritaliberdade.com/

    ResponderExcluir
  3. Eu sempre digo isso quando comentem algo sobre câmeras compactas, pois é exatamente essa a questão, basta saber mexer na própria câmera, aproveitar as funcionalidades, é claro que não se pode fazer milagres, principalmente com fotos noturnas, mas é possível sim tirar fotos muito bonitas tendo uma compacta. Gostei da sua primeira foto, gosto quando o tom fica amarelado assim.

    Obrigada por me citar, Lady. (:

    ResponderExcluir
  4. Não sou muito entendida de cameras
    Tenho uma digitak normal e gosto das fotos dela, mas também conheço outras que ao só propaganda enganosa

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Uso camera cyber-shot e ahco que ela faz bem o trabalho dela, se a luz não estiver as maravilhas é só dar uma editada e pronto haha

    http://himi-tsu.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Adorei as dicas de hoje, estou nesses últimos dias bem envolvida com a fotografia e adorei as dicas que deu, a da respiração eu tbm uso, hehehe.
    E já cliquei nos dois links, para ler com calma, afinal, mesmo não sendo profissional, quero minhas fotos bonitas, rs.
    Beijos e um ótimo começo de semana para vc!

    ResponderExcluir
  7. Que post... TOP, vim aqui pelo Ocioso, e essas postagens me ajudaram muito! Adoro fotografia.

    ResponderExcluir

"Eu não entendo de moda.Eu entendo do que eu gosto..."

*Sugestões,Criticas, Dúvidas e elogios,são bem-vindas!
Email:Eucriomodacontato@gmail.com, adicione-me!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...