Minimalismo: Um documentário sobre as coisas importantes

23 de maio de 2020



Sinopse: Pessoas que acreditam que bens materiais não trazem felicidade são entrevistadas neste documentário que aborda a questão: menos é mais?

O documentário acompanha a turnê literária sobre o livro que tem como tema central o minimalismo, escrito por Joshua Fields Millburn & Ryan Nicodemus, criadores do site The Minimalists. Joshua e Ryan estavam onde queriam estar, tinham dinheiro e “sucesso”, mas não eram felizes em suas vidas, consigo mesmos e em seus relacionamentos. Mas através do minimalismo eles encontraram  um novo jeito de viver.

Além da turnê literária, o documentário apresenta as experiências de outras pessoas com o minimalismo.  Como escritores, designers e etc. Também é mostrado a perspectiva econômica, da família, saúde, sustentabilidade e etc. 

É interessante notar que os autores são e vivem nos Estados Unidos, onde há um consumo desenfreado. No documentário é informado que as casas dos anos 50 são maiores do que as casas atualmente tudo com o objetivo de acumular mais coisas. Desta forma, ao trazer ao minimalismo para cá é preciso entender que nosso contexto cultural é multifacetado, nem todos tem o necessário para viver (saneamento básico, alimentação saúde), enquanto outros tem acesso a tudo isso e muito mais.

O minimalismo não é sobre abandonar tudo e ser um nômade, é sobre entender o que é realmente importante para você e ter aquilo por perto. É uma prática que exige autoconhecimento, como selecionar o que é importante para você se você não sabe quem você é? Como irá selecionar itens físicos, atividades para ter menos gastos com supérfluos e mais tempo para as prioridades. 

“Imagine uma vida com menos: menos coisas, menos desordem, menos estresse e descontentamento… Agora imagine uma vida com mais: mais tempo, mais relações significativas, mais crescimento, contribuição e contentamento”.

A parte que achei mais sensacional é que eles estão não estão tentando converter você ao minimalismo, apenas querem mostrar o caminho de vida que eles escolheram e se algumas das coisas que eles falam te servir tudo bem incorpore a sua rotina e as outras coisas que não, descarte.

A flexibilidade do ser humano permite que desfrutemos de várias teorias e crie uma coisa nova, se aquilo faz sentido e nos proporciona bem-estar. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Eu não entendo de moda.Eu entendo do que eu gosto..."

*Sugestões,Criticas, Dúvidas e elogios,são bem-vindas!
Email:Eucriomodacontato@gmail.com, adicione-me!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...