Feliz dia das mães, mas será que é feliz mesmo? #Acolhaumamãe

10 de maio de 2020



A revista crescer em 2018 lançou a #Acolhaumamae com o objetivo de chamar a atenção para solidão materna. Achei legal levantar essa bandeira por aqui nesta data tão simbólica, apresenta a entrevista que a Thaiz Leão, designer e ilustradora, do blog Mãe Solo concedeu a revista e compartilho ela aqui com vocês: 

“Ouço muitas reclamações sobre a solidão de ser mãe, mesmo entre as mães casadas. Isso acontece porque o que define essa solidão não é o nosso estado civil, não é a nossa quantidade de amigos, e sim as expectativas que estão sobre nossos ombros.

Em casos estatisticamente muito raros, há um laboratório social da reinvenção dos papéis parentais, de fato. Fora desses ambientes, porém, a idealização sobre as mães ainda justifica a alienação da mulher pela pouca ou nenhuma divisão de tarefas.

Espera-se que toda mãe desempenhe um papel, para mim, desproporcional à sua capacidade humana. O de ser uma supermãe todo santo dia: a que controla tudo, sabe tudo, se responsabiliza por tudo e, claro, que recebe a conta da culpa por tudo. Com nada mais do que um tapinha no ombro e um ‘é assim mesmo’ para consolar.

Essa responsabilização cria barreiras reais na vida das mães, porque desempenhar a função de heroína é um trabalho de 24 horas por dia, sete dias por semana. Pela minha experiência, posso dizer que a solidão é democrática, ou seja, independe da classe social. O que muda é a construção social que a mulher tem à sua volta para sobreviver a ela.

Por isso, acredito que o real desafio da maternidade hoje não é apenas superar a solidão, é lutar contra a negligência que está por trás de nosso exílio.”

Reflexões essa que nos faz pensar na sobrecarga de trabalho não só imposta as mães que tem ela amplificada, mas a todas as mulheres. Precisamos lembrar que os rótulos como guerreira e heroína, escondem uma rotina exaustiva e cheia de cobranças. Lembremos de desejar um feliz dia das mães, mas será um rótulo tão feliz assim mesmo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Eu não entendo de moda.Eu entendo do que eu gosto..."

*Sugestões,Criticas, Dúvidas e elogios,são bem-vindas!
Email:Eucriomodacontato@gmail.com, adicione-me!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...