Como se tornar uma pessoa mais empática

22 de dezembro de 2017


Quando pensamos na palavra empatia a primeira coisa que habitualmente nos vem a cabeça é nos "colocar no lugar do outro". Mas, empatia é mais que isto, empatia significa compreender  qual é o  sentimento correlato com  a condição emocional que  o individuo com qual você deseja ser empático está passando no momento.

Ser empático tende a fortalecer vínculos de amizade e melhora a comunicação entre as pessoas, além de contribuir para o sentimento de aceitação.
 Somos empáticos desde os anos iniciais das nossas vidas, quando por exemplo, percebemos que o outro caiu e sentiu dor, perguntamos  se está "doendo muito", somos prestativos ajudando a pessoa a se levantar ou buscando uma medicação para esta. Ao passar dos anos vamos refinando esta conduta, ao perceber sentimentos de luto, frustração e até a importância de um sonho para o outro. Mas você sabia que podemos  aprender e/ou melhorar esta habilidade?

Como posso ser mais empático ?

Quando falamos em relacionamento interpessoal, estamos falando da maneira em que você se relaciona com o outro nos ambientes em que estão inseridos, podendo ser o trabalho, a faculdade ou a sua própria casa.

Portanto, a maneira como agimos diante do outro é importante para treinarmos essa habilidade. Por isso, com o objetivo de uma melhor compreensão das outras pessoas temos que observá-las. Observar seu comportamento e ações, dar a oportunidade para que este individuo exponha seus pensamentos e sentimentos. 

Atitudes que ajudam a compreender melhor o outro ...

  • Moderar o tom de voz, é importante que você não use um tom agressivo,  aposte numa fala tranquila e moderada;
  • Mantenha contato visual;
  • Pergunte mais sobre o assunto, para que tenha uma maior compreensão;
  • Não tenha pressa, ouça como se tivesse todo o tempo do mundo;
  • Não faça julgamentos precipitados;
  • Por último e não menos importante, demonstre receptividade.

Diante de um conflito, como  devo agir ?

De uma forma geral, os conflitos existentes nos grupos não são de todo mal. Eles podem ter diversas causas, como uma fofoca, ideias divergentes e personalidades diferentes. No entanto, o conflito permite que as pessoas desacomodem e tentem encontrar uma solução, podendo levar aquela relação a um nível melhor, onde todos saem ganhando. Assim sendo, para uma "negociação", perante  este tipo de situação é importante:
  1. Não misturar as dificuldades pessoais que você tem com a pessoa, com o problema em si. Ás vezes a pessoa teve no passado atitudes que você desaprova, mas não deixe que isso influencie o atual momento. Lembre-se, seja um bom ouvinte, busque entender os motivos que levaram aquela situação.
  2. Procure os pontos em que vocês estão de acordo, comece com a afinidade!
  3.  Busque o maior número de soluções, quanto mais soluções vocês encontrarem, maior a chance de entrarem em um acordo em que ambas as partes concordem.
  4.  Se necessário, busquem ajuda externa. Pode ser o regimento do trabalho/faculdade, uma lei, uma pessoa que entenda sobre o assunto, entre outros. 
Este artigo foi útil para você? Conseguiu entender como ser uma pessoa mais empática e como usar essa habilidade diante dos conflitos? Tem alguma dúvida ou uma sugestão de como melhorar essa habilidade? Conte pra gente nos comentários!

3 comentários:

  1. Nossa, tudo faz muito.sentido no seu post. Realmente depois que a palavra "empatia" voltou a ser muito usada, eu sempre interpretei como se colocar no lugar do outro, mas realmente vai bem além.
    Adorei essas dicas e espero poder usá-las no meu dia a dia.

    Um beijos!
    www.negavaidosa.com.br

    ResponderExcluir
  2. Muito instrutivo o seus texto, muito bom mesmo, parabéns!

    ResponderExcluir
  3. eu tento agir dessa maneira instruída no post, mas tenho dificuldades em demonstrar que realmente me importo, mesmo quando estou me importando muito :c

    Com amor, ♥ Bruna Morgan

    ResponderExcluir

"Eu não entendo de moda.Eu entendo do que eu gosto..."

*Sugestões,Criticas, Dúvidas e elogios,são bem-vindas!
Email:Eucriomodacontato@gmail.com, adicione-me!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...