{Leitura} Como eu era antes de você

17 de maio de 2016


Resenha do livro depois de você


Sinopse:  Aos 26 anos, Louisa Clark não tem muitas ambições. Ela mora com os pais, a irmã mãe solteira, o sobrinho pequeno e um avô que precisa de cuidados constantes desde que sofreu um derrame. Trabalha como garçonete num café, um emprego que não paga muito, mas ajuda nas despesas, e namora Patrick, um triatleta que não parece interessado nela. Não que ela se importe.

Quando o café fecha as portas, Lou é obrigada a procurar outro emprego. Sem muitas qualificações, consegue trabalho como cuidadora de um tetraplégico. Will Traynor, de 35 anos, é inteligente, rico e mal-humorado. Preso a uma cadeira de rodas depois de um acidente de moto, o antes ativo e esportivo Will desconta toda a sua amargura em quem estiver por perto. Tudo parece pequeno e sem graça para ele, que sabe exatamente como dar um fim a esse sentimento. O que Will não sabe é que Lou está prestes a trazer cor a sua vida. E nenhum dos dois desconfia de que irá mudar para sempre a história um do outro.


Confesso que só me interessei em ler este livro quando vi o trailler do filme. E infelizmente, li a sinopse dele "Depois de você" que me trouxe um grande spoiller. Mas mesmo assim resolvi ler este livro. 

Caro leitor, devo dizer que Jojo Moyes tem sensibilidade para transparecer de forma clara os sentimentos dos personagens. Desta forma, não tem como os leitores não se identificarem um pouco com esses personagens. E você imagina todos eles, o que sentem, e sente juntos com eles. A escrita da autora é responsável por isso. É envolvente e tocante.

Eu já lí muitos romances água com açúcar na adolescência (Júlia, Sabrina,), mas nada igual a este. E não me crucifiquem comparando-o com estas coleções. Livros, são livros, independentes do seu nicho. 

Como eu era antes de você, foi impactante e emocionante. Me deixou dias pensando nessa história, tipo uma depressão pós-leitura. Mas ele não é uma história de amor, ele fala de superação, mudança, persistência, dor e passividade. 

A história não é sobre o cara numa cadeira de rodas e uma garota que muda o mundo dele. A história é sobre duas pessoas que independente de suas dores e receios, mudam a vida um do outro. E lá no livro, você percebe que as aparências enganam, que a fragilidade vem disfarçada. E que é duro demais admitir a impotência, o medo, o receio, mas que ás vezes é preciso enfrentar essas situações do que continuar fugindo.

Nos faz pensar também que a nossa vontade não é soberana, por mais que desejemos algo, não significa que temos o direito de forçar a situação para que as coisas aconteçam de dada maneira. Que devemos tomar nossas decisões por nós mesmos, e tentar ajudar quem amamos, mas respeitando seu modo de ser no mundo. 

Mais que uma história de amor é uma história sobre encontrar seu lugar no mundo. Além de tocar em um tema delicado como o suicídio assistido. 

E quem leu? O que achou? Adoro fazer essas discussões tipo clube do livro *-*

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Eu não entendo de moda.Eu entendo do que eu gosto..."

*Sugestões,Criticas, Dúvidas e elogios,são bem-vindas!
Email:Eucriomodacontato@gmail.com, adicione-me!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...