10 dicas para voltar à rotina saudável by Santa Dieta

2 de janeiro de 2016


A Vanessa do Santa Dieta fez esse post no início de 2015. Na época eu achei um post super interessante, não só para quem quer retomar a dieta, mas quem quer iniciar hábitos saudáveis. São coisas que aparentemente são simples, porém a gente pode ter certa dificuldade para se adaptar. 

Com os excessos das festas de fim de ano ou com as resoluções que fazemos, queremos viver uma vida mais saudável e, por vezes não sabemos por onde começar. E corremos o riscos de fazer aquelas loucuras alimenticas (Tipo "Perder 20 kg em 1 dia") que não fazem nada bem para nossa saúde fisica e mental. 

Por isso desejo que comecem 2016 com calma e levesa. E aproveitem as dicas da Vanesa :)


1. DESLIGUE O “FODA-SE”!
Esse fenômeno muito bem documentado na literatura das dietas, acontece quando nos deparamos com os resultados das nossas indulgências e pensamos: FODA-SE! E é nesse momento que uma colherada de Nutella se transforma num ataque violento ao pote inteiro. #quemnunca?
Não preciso falar mais nada, né? Portanto comece a desligar o “foda-se” hoje. Uma dica é: pra cada jacada, você precisa comer duas refeições saudáveis. Tá lançado o desafio!

2. REGULE SEU SONO!
Final de ano é época de reunir a família, fazer festas com os amigos e dormir tarde, muito tarde! Antes de mais nada, comece a regular seu sono procurando deitar sempre no mesmo horário. Dormir bem é essencial para a nossa saúde como um todo.

3. MEXA-SE!
Até mesmo 10 minutos de exercício é melhor do que nada. Se você parou completamente com sua rotina, não perca mais tempo e volte hoje. Dê uma caminhada, pule corda, faça uns polichinelos… sei lá! Qualquer coisa pra que a endorfina volte a circular novamente.

4. APRENDA ALGO NOVO!
Às vezes simplesmente algo como a ler um artigo sobre nutrição, fitness ou de saúde pode mudar a sua mentalidade e te levar de volta aos trilhos.
(Recomendo esses blogs e este )

5. ORGANIZE A GELADEIRA!
As festas de fim de ano costumam deixar um rastro de guloseimas na nossa geladeira e despensa. Embora possa parecer loucura comprar mais comida, mas uma geladeira cheia de besteiras é – literalmente – um pedaço de mau caminho. É claro que a gente não deve colocar lixo as coisas que estão boas, mas será que aquela fatia de torta vai realmente valer a pena? Abra espaço e vá as compras!! Mas antes dê uma olhadinha no post de COMO LER A TABELA NUTRICIONAL, clicando aqui!

6. COMA MAIS FRUTAS!
Aproveite que o verão traz centenas de opções maravilhosas e se jogue! A recomendação é que a gente coma PELO MENOS 5 porções de frutas diferentes por dia. Isso pode ser difícil no começo ou até impossível para o estilo de vida de algumas pessoas, mas se você começar a comer pelo menos uma fruta por dia, já tá de bom tamanho!

7. BEBA ÁGUA!
A primeira recomendação que você escuta quando vai ao médico ou ao nutricionista é sempre a mesma: “Beba 2 litros de água todos os dias”. Não é a toa… Minha gastroenterologista me explicou uma vez de forma bastante didática e direta o porquê de beber 2 (ou mais) litros de água:
“Grosso modo funciona assim: o corpo vai usar cerca de 1 litro de água para o transporte de nutrientes através do sangue. Os orgãos vão usar o restante para desempenhar suas funções e se manterem lubrificados. Já os rins e o intestino ainda vão utilizar parte dessa água para eliminar resíduos inúteis para o organismo. Ahh… Quer cabelo e unhas bonitas? Então beba mais alguns copinhos!”
Tente manter a meta de beber 8 copos por dia, você vai sentir a diferença!

8. FIQUE DE OLHO NAS PORÇÕES!
Controlar as porções é uma das maneiras mais eficazes de poder comer de tudo sem parecer um ogro. ;-)

9. COMECE O DIA BEM!
O café da manhã é a refeição mais importante – ainda que muita gente não tenha se dado conta disso… – e prepara o terreno para o resto do dia, portanto comece com o pé direito: retome a rotina do suco verde, da tapioca… As chances de você se manter fazendo escolhas saudáveis ao longo do dia, são muito maiores quando você começa a manhã saudável.

10. E por último, mas não menos importante: NÃO TENTE EMAGRECER DO DIA PRA NOITE! Até porque você já sabe: “milagres não existem”. Se você espera a perfeição (e muitas de nós esperamos), você está no caminho para a decepção e culpa. Volte aos poucos, sem pressa, mas de forma consistente mesmo que seja devagar, você já vai estar indo na direção certa! ;-)

3 comentários:

  1. Realmente, não é nada fácil criar hábitos saudáveis - por mais simples que sejam.
    Há alguns meses eu venho tentando fazer mais exercícios, agora só preciso focar numa dieta mais saudável (o que eu acho mais dificil!).
    Esse post é muito útil <3
    Beijão!

    ResponderExcluir
  2. Só consegui perder peso (sem deixar de comer o que gosto) quando consegui controlar a quantidade.. É tentador comer mais, mas é a melhor forma ^^
    Adorei

    ResponderExcluir
  3. Todos os dias eu tento ter mais atenção com minha alimentação e com a minha saúde. Não é fácil se manter sempre disposta, mas é possível com força de vontade.
    Adorei as dicas! Super beijos!

    http://blogdaandy.com/

    ResponderExcluir

"Eu não entendo de moda.Eu entendo do que eu gosto..."

*Sugestões,Criticas, Dúvidas e elogios,são bem-vindas!
Email:Eucriomodacontato@gmail.com, adicione-me!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...