Animações: Vidas ao vento e O conto da Princesa Kaguya

15 de maio de 2015



Sinopse: Jiro Horikoshi, vive em uma cidade do interior do Japão. Um dia, ele tem o sonho de estar voando em um avião com formato de pássaro. A partir desse sonho, ele decide que construir um avião e colocá-lo no ar é a meta da sua vida. Durante a busca pelo seu sonho ele conhece Naoko, uma jovem encantadora por quem se apaixona. No entanto, Naoko fica profundamente doente, sem saber se sobreviverá.

O filme é uma biografia adaptada do designer de avião de caça Mitsubishi A6M Zero, Jiro Horikoshi, usado durante a Segunda Guerra Mundial pelo Japão. Além disso, o filme contém elementos de uma história trágica de Tatsuo Hori, poeta, tradutor e escritor do Período Shõwa, em que uma jovem é mandada para um sanatório após contrair tuberculose.


Se você espera o foco numa grande história de amor, vá tirando o seu aviãozinho da chuva. A animação retrata a vida de Jiro e seu sonho de construir avião, tanto que a maior parte da animação esta é a temática. Além disso, o personagem principal não me conquistou, é muito introspectivo no seu próprio mundo, o seu único objetivo é  projetar um avião melhor. A parte fantástica fica por conta dos seus sonhos, que passam uma mensagem meio pacifista em relação a quem projeta os aviões e o seu uso para a guerra. Talvez, eu tenha que assistir a animação mais uma vez para ter uma opinião mais sólida.


Sinopse: Esta animação é baseada no conto popular japonês "O corte do bambu". Kaguya era um minúsculo bebê quando foi encontrada dentro de um tronco de bambu brilhante. Passado o tempo, ela se transforma em uma bela jovem que passa a ser cobiçada por 5 nobres, dentre eles, o próprio Imperador. Mas nenhum deles é o que ela realmente quer. A moça envia seus pretendentes em tarefas aparentemente impossíveis para tentar evitar o casamento com um estranho que não ama. Mas Kaguya terá que enfrentar seu destino e punição por suas escolhas.

A história é bem bonita, mistura fantasia com o real. Adoro essas animações que mostram a vida das crianças de forma leve e livre, e suas pequenas aventuras. Além do mais, se trata de uma história de divergência, quando os desejos dos filhos e dos pais são diferentes e as dificuldades que são encontradas ao seguir um caminho em que não se quer percorrer. Com um final surpreendente, como na maioria das animações japonesas, vale a pena assistir! 

3 comentários:

  1. Ai que legal, Lua, amei a indicação. Tem tanto tempo que não vejo nada de animação assim, e eu acho super fofo!!
    Beijos

    www.rabiscando.org

    ResponderExcluir
  2. O conto da Princesa Kaguya é tão lindo *---* vale a pena conhecer. O primeiro filme que você citou ainda não vi, mas parece ser uma ótima dica. =)

    www.profanofeminino.com

    ResponderExcluir
  3. Já faz tempo que ouço falarem bem do Vidas ao Vento, não sei porque ainda não assisti. E achei o visual do segundo muito lindo e leve, fiquei curiosa também.
    beijos.
    http://www.amandatelo.com/

    ResponderExcluir

"Eu não entendo de moda.Eu entendo do que eu gosto..."

*Sugestões,Criticas, Dúvidas e elogios,são bem-vindas!
Email:Eucriomodacontato@gmail.com, adicione-me!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...