4 motivos para assistir Divertida Mente

10 de setembro de 2020


Sinopse: Com a mudança para uma nova cidade, as emoções de Riley, que tem apenas 11 anos de idade, ficam extremamente agitadas. Uma confusão na sala de controle do seu cérebro deixa a Alegria e a  Tristeza de fora, afetando a vida de Riley radicalmente.

O filme é bem legal e faz muitas analogias de como nos comportando durante nosso cotidiano. Pensando nisso separei quatro motivos para assistir #Divertidamente! 

 1. Ninguém é feliz o tempo todo!

O filme ensina que o excesso ou a escassez de algumas emoções podem nos desregular. No decorrer da trama podemos compreender que a "Alegria" em excesso pode  mascarar algumas dificuldades, fazendo uma critica para nossa realidade virtual em que as pessoas postam apenas um recorte da vida delas. Ou seja, por trás daquele perfil, tem uma pessoa que erra, sente raiva, enfim, tem sentimentos.

2. É normal se sentir triste.

A tristeza é um sentimento normal em nossas vida, geralmente, ela aparece quando estamos impotentes ou insatisfeitos com alguma situação, vivenciando um luto, entre outras coisas. Ela pode vir acompanhada do choro, mas não é ruim chorar. O choro foi a nossa primeira forma de comunicação com o mundo. Você sabia que há pais que conseguem diferenciar os tipos de choros do recém-nascido? Na nossa cultura, em geral, o choro significa que algo não vai bem, uma forma de expressar o que não conseguimos com as palavras, o que sufoca. 

3. Todos os sentimentos são importantes.

Assim como a alegria e a tristeza tem papeis importantes para nos regular. O medo nos protege de situações perigosas como colocar a mão no fogo, entrar em contato com animais perigosos entre outros. E quando ficamos com nojo de alguma coisa, temos a tendência a não chegar perto, tipo, se eu visse baratas andando numa comida eu não comeria. A raiva pode nos ajudar a impulsionar mudar devido a nossa insatisfação com alguma coisa. Mas é importante lembrar que os sentimentos devem ter seu significado adequados conforme a cultura vigente.

4. Te ensina a importância  do autoconhecimento

O incômodo nos impulsiona a buscar por respostas, em geral, é na crise que surge a necessidade de autoconhecimento. Quando os sentimentos entendem que todos são importantes e que "ajudam" Riley a expressar suas necessidades e satisfação. Ela consegue demonstrar de forma mais congruente com  a situação o que sente o que facilita a comunicação, neste caso, com o pais. Então entender como nos sentimos e o motivo desses sentimentos, que são encontrados ao longo da nossa história de vida, auxilia na construção do autoconhecimento. 

3 comentários:

  1. Esse filme é muito lindo mesmo sendo uma animação voltada para crianças. É um filme que eu levo no coração, lembro do meu irmão me chamando pra assistir esse filme na sala com ele, na época eu não tinha entendido bem o motivo mas topei em assistir. Choramos assistindo o filme e resumindo, estávamos passando por um momento de adaptação pois tínhamos saído do ES e ido morar no Rio de uma maneira obrigatória por conta do emprego do meu pai na época, só que estava sendo muito difícil pra todo mundo, principalmente pra nós dois que somos os que mais absorve os sentimentos e não se abre. Depois de eu tanto chorar ele me abraçou e disse que assim como o filme, tudo tem um sentido e que aquela fase ruim não dura pra sempre. Eu me vi sendo a personagem principal porque estava deixando tudo pra trás e estava muito deprimida. Foi uma fase boa mesmo sendo difícil porque significou muito pra mim e me fez ter gratidão pelo momento que passei no Rio. Eu sinto falta de lá e agora estou casada morando atualmente no ES rsrs.

    Recomendo que todos assistam esse filme porque ele faz você refletir muito sobre o momento que você está passando e faz você valorizar a situação porque no final o que vai restar é aprendizado e saudade.

    Kisu,
    Jaque de Lua 🎔

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada por compartilhar sua história ^^
      E que bom que ele tenha ajudado vocês nesse momento dificil.

      Excluir
  2. Esse filme é simplesmente genial. Eu amei demais, quero muito que minhas afilhadas assistam, acho que é muito importante na formação da criança, se até pra mim foi importante, mesmo depois de adulta.

    Bjs
    Carol Justo | Justo Eu?!

    ResponderExcluir

"Eu não entendo de moda.Eu entendo do que eu gosto..."

*Sugestões,Criticas, Dúvidas e elogios,são bem-vindas!
Email:Eucriomodacontato@gmail.com, adicione-me!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...