Castanha de Caju: 3 receitas práticas para turbinar dieta

30 de julho de 2020


Foto Jonathan Borba no Pexels
Queridinha, a fruta oleaginosa pode combina com pratos doces e salgados!

Hoje, conseguir montar um belo cardápio com opções de alimentos variados e nutrivos, já não é mais um bicho de sete cabeças com muitas restrições, o que acabava deixando qualquer dieta sem graça. Agora, na verdade, a busca por uma dieta funcional vai muito além da assimilação ao corpo magro.

Encontrar os melhores produtos, que se alinhem facilmente ao bom funcionamento do corpo, tem muito mais sendo quando a busca tem como resultado nossa saúde e bem-estar. Da família das frutas oleaginosas, a Castanha de Caju reflete muito bem o assunto.

Popular, funcional e extremamente saborosa, ela tem tudo para entrar em uma rotina de alimentação saudável. Por isso, existem inúmeras receitas simples, gostosas e benéficas para facilitar o dia-a-dia e evitar que deixemos de cuidar de nós mesmos com um cotidiano agitado.

Para conhecer três receitas que contam com a incrível Castanha de Caju, não saia daqui! Vamos mostrá-las passo a passo para você! Confira:
Foto Polina Tanklevich no Pexels

Arroz com Castanha de Caju

Por ser um alimento rico em carboidrato, o arroz muitas vezes é temido quando pensamos em uma alimentação saudável e balanceada. No entanto, o grão que pode ser encontrado em diferentes versões — branco, integral, vermelho e negro, por exemplo — também conta com ótimos benefícios  à saúde, como vitaminas, minerais e até mesmo antioxidantes.

Ingredientes
200g de castanha de caju torrada
2 xícaras (de chá) de arroz — branco ou integral
1 colher (de sopa) de azeite
Alho e cebola a gosto

Modo de preparo
Para começar, prepare a castanha de caju torrada. No arroz, ela precisa estar moída e pode ser temperada com manteiga a gosto. Em seguida, é hora de preparar o arroz como de costume. Para isso, o primeiro passo é refogar a cebola e o alho, acrescentar o arroz e, depois, cobrir com água. Quando o arroz esver quase no ponto certo, é hora acrescentar a castanha de caju. Misture com o arroz e desligue o fogo. Está pronto e pode combinar com uma proteína.

Foto Nikita belokhonov no Pexels
Farofa com Castanha de Caju

Outra receita fácil, deliciosa e prática envolve a Castanha de Caju e mais alguns ingredientes superfáceis para complementar e trazer ainda mais sabor para a refeição. Vale lembrar que, se preferir, a farofa pode incluir outras frutas oleaginosas de sua preferência.

Ingredientes:
1 xícara rasa de xerém de castanha de caju
3 colheres (de sopa) de farinha de amêndoa
2 colheres (de sopa) de cebola picada
3 dentes de alho picado
3 colheres de sopa de azeite
2 colheres de sopa de manteiga
Sal a gosto
Salsinha a gosto

Modo de preparo
Em uma panela, acrescente o azeite e a manteiga, coloque o alho e a cebola e deixe dourar. Acrescente os ingredientes, mexendo bem até que a mistura esteja completa e desligue o fogo. Em seguida, coloque a salsinha e está pronto.
Foto Natsensei no Pexels

Bolo Fit com Castanha de Caju

Agora é a hora da sobremesa. Quem não ama bolo? Presente na nossa vida desde a infância, o bolo ganha uma cara nova com ingredientes que fogem da farinha branca convencional e outros produtos com poucos nutrientes. Nesta receita, por exemplo, a Castanha de Caju ganha forma ao lado da farinha de arroz. Saiba mais:

Ingredientes
100g de xerém ou castanha de caju moída
2 ovos
2 colheres (sopa) de óleo de coco
1 xícara (chá) de farinha de arroz
300ml de água quente
100g de açúcar mascavo
10g de fermento em pó
100g de cacau em pó 50%
3ml de essência de baunilha (opcional)
Modo de preparo
Coloque o xerém de castanha de caju no liquidificador e acrescente as gemas peneiradas e as claras. Depois de bater, junte a farinha de arroz, açúcar mascavo, cacau em pó, óleo de coco e a água morna e bata os ingredientes novamente. Acrescente o fermento e mexa suavemente. Coloque no forno pré-aquecido a 160°C e espere assar por 25 a 30 minutos.

E, então, qual é a sua receita preferida com a castanha de caju? Versátil e saborosa, a fruta oleaginosa pode complementar inúmeras receitas, basta usar a criatividade. Aproveite para apostar em outras oleaginosas, como a castanha do pará, amêndoas, amendoim e frutas desidratadas

2 comentários:

  1. Heey, Lua
    Castanha é muito bom, porque serve como lanchinho, como um almoço ou janta dependendo do que você come junto. Minha irmã por ter diabete tipo 1 ela come a castanha de caju como lanchinho ou quando ela quer comer alguma coisa. Amei suas dicas de receitas, já vou anotar no meu caderninho de receita porque como estou voltando pra dieta vai me ajudar bastante.

    Kisu,
    Jaque de Lua 🎔

    ResponderExcluir

"Eu não entendo de moda.Eu entendo do que eu gosto..."

*Sugestões,Criticas, Dúvidas e elogios,são bem-vindas!
Email:Eucriomodacontato@gmail.com, adicione-me!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...