5 lições que podemos aprender com a pandemia do Corona Vírus

6 de junho de 2020



1. A vida muda de forma como nunca imaginaríamos ser possível.

 Seja para coisas boas ou ruins. Ela muda. Se alguém me dissese há um ano atrás que viveríamos uma pandemia e um panorama similar a The Walking Dead, obviamente que eu não acreditaria.

Mas cá estamos nós, em pleno 2020, vivendo a pandemia. Verônica Otero escreveu "Somos todos seres em construção, modificando o mundo em que vivemos e sendo modificados por ele" . Impossível, passarmos pelas experiências da vida sem sermos alterados.




2. Saúde mental importa e não é só psicoterapia. 

 Começamos a perceber a real dimensão de como as pessoas não conseguem lidar com o tédio, o estranhamento da falta de uma vida cheia de compromissos, uma vida em que elas tem que encontrar com elas mesmas e ter que lidar com seus próprios sentimentos. E ai levantamos a bandeira da importância da saúde mental e como as questões socioeconômicas interferem nisso.




3- Tenha uma reserva de emergência
Eu nunca tinha ouvido o que era uma reserva de emergência, até o atual momento. Uma reserva de emergência e ter um valor para eventuais dificuldades que possam aparecer como por exemplo, uma batida de carro. Ou que para o caso de uma pandemia/desemprego você consiga se sustentar por ai no mínimo uns seis meses de boa.

4-  Apreciar as coisas que não são coisas


Sabe aquela coisa de ter uma conexão genuína com nós mesmos. Entender a importância de se ter saúde e ter hábitos para mantê-la. Apreciar a companhia dos amigos e familiares, e ter tempo para eles.  Entender mais sobre nós mesmos.




5- Um detox de consumo: Digital/Material


Nesta quarentena muita gente está revendo seus hábitos de consumo, inclusive eu, estamos, em nossa maioria consumindo apenas o essencial, filtrando os conteúdos que recebemos e percebendo quais bens realmente importam. Além disso, o planeta já está sentindo o impacto da nossa desaceleração de modo benéfico, será que não é a hora de encontramos novas formas de consumir conscientemente, movimentando a economia e priorizando a saúde do planeta? Enquanto consumidores podemos refletir sobre o que não estou comprando que não é imprescindível? Enquanto produtores, pensemos em como podemos aprimorar, reinventar nossos produtos?


Fica aqui minhas considerações sobre a pandemia, e quais são as suas?

Um comentário:

  1. Essa pandemia está resignificando muitas coisas nas nossas vidas. Nossas relações e maneira de viver a vida não será mais a mesma. Nesse período tenho priorizado bastante minha saúde mental e tirado períodos para ficar offline. Tem sido muito bom!

    Beijo enorme! ❤ | Quase Aurora

    ResponderExcluir

"Eu não entendo de moda.Eu entendo do que eu gosto..."

*Sugestões,Criticas, Dúvidas e elogios,são bem-vindas!
Email:Eucriomodacontato@gmail.com, adicione-me!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...