Vida organizada: Sobre a utilização de listas

10 de dezembro de 2017



Há algum tempo  tento me organizar com agendas, não é uma tarefa fácil, pois ás vezes eu mesma me saboto e acabo esquecendo. Mas com o passar do tempo, acabei me adaptando há algumas listas e foi muito benéfico para mim, tanto na vida pessoal quanto profissional.

Mas, qual o motivo para fazer listas?

Listas para mim funcionam como uma válvula de escape, quando  faço uma lista, eu sei que tudo preciso fazer está concentrado lá. Então, eu não preciso passar o dia remoendo o que eu tenho que fazer, gastando energia. Ás  você poderia estar trabalhando em outras coisas, mas  sua cabeça está pensando no que deveria fazer ao invés de se fixar na atividade que está desenvolvendo. 

Por onde começo? Apenas anote!

Você pode começar agora mesmo! Pegue o papel- Agenda, bullet, planner- ou algum editor digital - Notas, word, aplicativo de listas- e anote suas tarefas. É importante  que esta lista esteja sempre por perto, de preferência para consultá-la no decorrer do dia-a-dia ou riscar as tarefas já feitas. Tem gente que prefere fazer uma lista diária, outros preferem fazer uma lista semanal e alterá-la conforme a semana deslancha. Escolha o método que mais combina com você.

Quais tipos de listas posso fazer?

Você pode fazer listas conforme suas necessidades, mas vou te dar alguns exemplos de listas que geralmente utilizo:
  • Posts para blog: É a minha preferida, toda ideia que eu tenho para um post eu anoto, ai quando vou escrever vou lá na minha listinha e confiro o que tenho. Inclusive, este post estava lá na agenda e eu nem me lembrava de ter anotado. É mágico!
  • Lista de leituras: Você pode fazer uma lista de quantos livros quer ler durante o ano ou de quais livros você pretende ler no ano. São metas diferentes, uma mais específica e outra mais aberta, mas que cabem em listas!
  • Lista de compras: Seja de materiais para construção, móveis, eletrônicos ou de supermercado. Coisas que você precisa para manter a manutenção da casa.
  • Lista "sonho de consumo": Aquelas coisinhas que você deseja comprar, podem ser anotadas e  o melhor é que você pode escrever a lado de cada item como pretende conseguir o dinheiro para realizar tal compra ou até quando você irá comprar tal coisa.
  • Lista de projetos: Um projeto é diferente de ações do cotidiano. Um projeto pode ter, como um TCC por exemplo, ele vem em etapas. Você pode fazer uma lista para todas as etapas dele. Porque é algo que você não irá concluir de uma vez, como uma tarefa de checar emails, por exemplo. Acho importante ter uma lista individual para cada projeto. 

Não desista!

No começo você pode esquecer de fazer anotações ou não conseguir concluir os itens da listas, mas é importante que você continue tentando, até encontrar um modo de se adaptar. E se no final, você perceber que este método não se aplica a você, procure outro!

Para ajudar!
 A Thais Godinho fez  um vídeo falando sobre listas:



E vocês o que acham de listas? Se curtem este método, qual tipo de listas vocês fazem?

2 comentários:

  1. Simplesmente amo listas! Acabei de criar uma lista de livros para ler em 2018!
    :) me ajuda muito a controlar a ansiedade...
    muito bom seu post
    beijos
    https://belezaparatodass.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Amei o post. Sou tão desorganizada e necessito aprender. Adorei a imagem dos quadradinhos, estou criando meu caderninho e talvez faça um desses por lá.
    Vou postando minhas conquistas e marco vc haha
    Bjos floooor


    http://cariocadointerior.com.br/index.php/2017/12/23/3-videos-inspiradores-para-2018/

    ResponderExcluir

"Eu não entendo de moda.Eu entendo do que eu gosto..."

*Sugestões,Criticas, Dúvidas e elogios,são bem-vindas!
Email:Eucriomodacontato@gmail.com, adicione-me!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...