Projeto 12 Cores: Amarelo

15 de setembro de 2017


De acordo com o Portal G1:

No Brasil, o índice de suicídios perde apenas para homicídios e acidentes de trânsito entre as mortes por fatores externos (o que exclui doenças). Em todo o mundo, entre os jovens, a morte por suicídio já é mais frequente que por HIV. Entre idosos, assim como entre pessoas de meia-idade, as incidências também avançam.

Um dos estudos mais completos sobre o tema, feito pelos pesquisadores Daiane Borges Machado e Darci Neves dos Santos, da Universidade Federal da Bahia (UFBA), analisou dados do Sistema de Informações sobre a Mortalidade Brasileira (SIM), Datasus e IBGE entre os anos 2000 e 2012 no Brasil.

As pessoas que mais se suicidaram foram as menos escolarizadas, indígenas (132% mais casos que na população em geral) e homens maiores de 59 anos (29% a mais que as outras faixas etárias). O Mapa da Violência de 2014 (levantamento mais recente) também aponta uma alta de 15,3% entre jovens e adolescentes no Brasil, de 2002 a 2012.

No dia 10 de Setembro é o dia escolhido para falarmos sobre Prevenção ao Suicídio. Dai surgiu a campanha setembro amarelo, realizada todo mês de setembro, com o objetivo de realizar sensibilização a respeito da temática no Brasil.

Nós sabemos que o sofrimento psíquico é banalizado, que as pessoas sofrem ano após ano, sem expectativa de melhora, sem receber o tratamento adequado e apoio dos entes queridos. É triste dizer que além de banalizado, este tipo de sofrimento é estigmatizado. Quem vai ao psicólogo/psiquiatra é louco. Iniciativas de prevenção e promoção de saúde mental são negligenciadas pela nossa sociedade que cada dia adoece mais. 

Vamos buscar alternativas, outros meios de ter uma vida mais saudável: corpo e mente. Vamos nos unir antes de julgar, vamos ser empáticos. Não é todo mundo que consegue lidar com o  sofrimento psíquico do outro, desta forma, antes de fazer ou falar alguma coisa que possa dificultar a situação, mostremos o caminho da ajuda especializada a essas pessoas. Vamos cobrar politicas públicas de saúde mental. Vamos celebrar a vida!


Outros blogs participantes do projeto:

3 comentários:

  1. Concordo com tudo! Ninguém sabe a dor de ninguém, mas se tivermos um pouco de compaixão conseguiremos nos colocar no lugar do outro e ajudar.

    ResponderExcluir
  2. Menina, eu to é chocada com esses dados! Eu sabia que a situação está ficando cada dia pior, mas não imaginava, por exemplo, que a incidência de suicídio entre os índios é tão alta!
    Fico feliz em saber que hoje em dia esse assunto é muito mais abordado, mas ainda assim, temos muito pela frente, pois ainda existe muito preconceito, muita falta de informação!

    Um beijo, Lua!
    www.negavaidosa.com.br

    ResponderExcluir
  3. Eu adorei o seu post. Acho essa campanha muito bonita. E importante.

    Acho que não sabemos lidar mesmo com a dor do outro. Ainda que o amemos, não sabemos lidar. É difícil ter empatia.

    Acho que quase todo mundo já cogitou suicídio algumas vezes. Eu confesso que cogitei. Sabe o que fez toda a diferença? Receber o apoio de alguém. Ainda que via internet. Sentir que alguém se importava.

    Hoje, mais do que em qualquer outro momento, entendo que procurar ajuda - e, se possível, ajuda especializada - é o mais indicado.
    Por isso mesmo, valorizo muito campanhas nesse sentido!

    Adorei o post, de verdade.

    Beijos

    ResponderExcluir

"Eu não entendo de moda.Eu entendo do que eu gosto..."

*Sugestões,Criticas, Dúvidas e elogios,são bem-vindas!
Email:Eucriomodacontato@gmail.com, adicione-me!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...