Projeto 12 cores: Branco {na Fotografia}

15 de março de 2017



Chegou mais um post do projeto 12 cores e este mês é o branco. Eu iria fazer fotos com a temática "O branco na fotografia" para ficar um post mais pessoal, mas ai foi a semana da Mulher lá no meu trabalho, tenho prova de pós nessa semana e pra completar estou com gripe alérgica. Por isso, catei umas fotos do pinterest mesmo pra poder compor o post. E assim, este post não passar em branco (trocadilho). 
De acordo com o Blog da Marco:

O branco está em oposição ao preto no espectro de cores, mas assim como o preto ele funciona muito bem em conjunto com qualquer outra cor. A cor branca está associada com pureza, limpeza e virtude, também é relacionado com a área de saúde e ícones religiosos.

No design, o branco é considerado uma cortina de fundo neutra, pois dá as outras cores um grande destaque, podendo com grande eficácia representar tanto o inverno quanto o verão dependendo apenas das cores a sua volta. Ele pode ajudar quando se quer obter um design claro e simples.

Conforme o site Ideatore:

O espaço em branco.Conhecido também como espaço negativo, ele é o quinto elemento crítico para o design, ao lado da tipografia, cor, fotografia e ilustração. Mas o que exatamente seria isso?

O espaço em branco é toda a área no material que não possui algum tipo de informação, seja o espaço entre as linhas, em torno das imagens ou entre as diferentes seções de conteúdo. Isso não significa que ele de fato precise ser branco, mas é necessário estar sem elementos.


Ainda conforme o site Ideatore, não se trata apenas de uma questão sobre o background -“fundo”- da peça. Se observar bem, as criações mais elegantes são simples e minimalistas e, para conseguir esse resultado, bons profissionais exploram da melhor forma este artifício, deixando-as mais legíveis, fáceis de compreender e esteticamente agradáveis.

Desta maneira, podemos deixar o que queremos mostrar na foto em evidência com criatividade, deixando o conteúdo legível e otimizando nossa apresentação. Dentro da fotografia podemos explorar este conceito de diversas formas, nos nossos feeds do instagram, blogs e até mesmo nos vídeos para o You Tube. E não precisamos de um estúdio todo branco, podemos usar cartolinas, tapetes, lençóis, cortinas, paredes, portas, portões,  tecidos em geral e até mesmo um banner de lona pode ser seu pequeno estúdio. 


Em 2012 eu fiz um post falando sobre qual material usar no fundo/background das fotos. Espero que ajude!

Outros blogs participantes do projeto:

2 comentários:

  1. Esse conceito é usado não só na fotografia ou design mas também em muitas outras vertentes. Já se perguntou porque o papel é branco?

    ResponderExcluir
  2. Eu amo a cor branca. Ta em dúvida com relação à cor de alguma coisa, com certeza com o branco da certo..é um coringa hahah <3
    E fotos com o fundo branco ficam demaaais, nao sei como pode haha
    adorei as inspirações que trouxe! Bjs!!

    www.negavaidosa.com.br

    ResponderExcluir

"Eu não entendo de moda.Eu entendo do que eu gosto..."

*Sugestões,Criticas, Dúvidas e elogios,são bem-vindas!
Email:Eucriomodacontato@gmail.com, adicione-me!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...