{Leitura} Trilogia sereia por Tricia Rayburn

8 de novembro de 2016




Queridos leitores, 

A trilogia da Tricia dividiu muitas opiniões. Algumas pessoas gostaram, outros acharam mediano e outros odiaram. Como se é de esperar de tudo na vida. O que eu fiquei intrigada é que a série não teve uma repercussão muito grande, ou seja, não virou modinha. Parece que a série ficou restrita as pessoas que curtem sereias, e autora ao meu ver não é muito popular, como outros autores o que incide no aumento de leitores. Para alguns faltou mais sereias, outros mais romance. e para uns terceiros acharam que a autora mais enrolou do que chegou as vias de fato.  

E por qual motivo eu escolhi ler esta série? Sempre gostei de sereias. E esperava algo mais "aventureiro e mágico" dos livros. As sereias tradas nos livros não possuem caldas, elas cantam sim, hipnotizam homens, e tem todo um histórico seiristico um pouco macabro.



Mas vamos as resenhas, senta que lá vem história:

1º Livro da Trilogia Sereia – Tricia Rayburn

Livro 1 - Sereia - Tricia Rayburn
Ano de Lançamento: 2011
Número de Páginas: 306 páginas
Editora: Verus

Sinopse: Vanessa Sands, de 17 anos, tem medo de tudo – do escuro, de altura, do mar -, mas sua destemida irmã mais velha, Justine, está sempre por perto para guiá-la a cada desafio. Até que Justine vai mergulhar num precipício uma noite, perto da casa de veraneio da família de Winter Harbor, e seu corpo sem vida aparece na praia no dia seguinte. Os pais de Vanessa tentam superar a tragédia retornando à vida cotidiana em Boston, mas ela sente que a morte da irmã não foi acidental e irá em busca da solução.

Minha opinião:
  Vanessa não é uma adolescente  tipica dos filmes americanos que é sem graça e depois fica super incrível. Não, Vanessa é tímida e acredita que não é notada, mas ela está enganada. Além de sua irmã Justine, que Vanessa acredita ser o centro das atenções, a nossa protagonista também é bonita e chama a atenção por onde passar.

Quando começamos a ler sereias ficamos o tempo todo ansiosos pelo momento em que elas entrarão na história. Infelizmente só vamos saber um pouquinho delas no final da história. E ai você me pergunta, qual é a graça de ficar sabendo sobre o assunto principal só no final? Enfim, é isso que dá gás ao livro. Os mistérios vão sendo desvendados aos poucos, e isso nos intriga a continuar a leitura, nos prende. E foi por isso que esse livro me prendeu.O livro tem romance, mas na medida para não se tornar o centro da história.

O legal é que Vanessa vai descobrindo mais sobre sua irmã e ela mesma. Através dos rastros deixado pela irmã e de conversas com o namorado de Justine. Vamos conhecendo mais das relações existentes entre Justine e Vanessa e os amigos delas. Mas o chato do livro é que mostram Justine superficialmente, e que é uma pessoa que vive sob pressão e mais nada. 

Contudo, ao final da obra, ainda penso que autora podia ter diminuído um pouco mais o mistério e ter dado mais espaço para as sereias. Isso deixaria a obra mais interessante.

2º Livro da Trilogia Sereia – Tricia Rayburn

Livro 2 - Encanto - Tricia Rayburn
Ano de Lançamento: 2012
Número de Páginas: 318 páginas
Editora: Verus

Sinopse: Nada tem sido normal na vida de Vanessa desde que ela descobriu que sua irmã foi morta pelas sereias – mulheres fatais das profundezas marinhas – e que tudo que sabia sobre sua família era falso. Seu namorado, Simon, sempre foi o porto seguro de Vanessa, mas agora ele está de volta à faculdade numa cidade distante, e ela acaba se envolvendo com o lindo e popular Parker, seu colega de escola. Repensando seu relacionamento com Simon e incerta sobre as intenções de Parker – e sobre as suas em relação a ele -, ela está mais perdida do que nunca. Assustada com tudo que vem descobrindo em relação a si mesma e à sua família desde que se transformou em sereia, Vanessa nunca se sentiu tão só. Mas seus problemas pessoais devem ser postos de lado, pois as sereias malignas de Winter Harbor estão de volta e querem vingança. Agora, Vanessa precisa entender seu passado e aceitar que é tão fascinante e perigosa quanto suas adversárias.

Minha opinião: 
No segundo livro você acredita piamente que Vanessa será uma moça mais amadurecida, mas é ai que você se engana. Sua relação com Simon se modifica, o que modifica Simon, e eu não esperava que o Simon tão mais maduro do primeiro livro desse uma caída enquanto personagem no segundo livro. Vocês vão entender quanto lerem.

Vanessa descobre mais coisas sobre ela e sua família. Compreendemos um pouco mais sobre os motivos dos comportamentos de sua mãe e seu pai.  E ela acaba se envolvendo com Parker, um colega de escola. Ao meu ver Parker é o tipo de personagem bem construído e aparenta ao mesmo tempo ter segurança de si, mas tem que lidar com sua insegurança e rejeição, mas de um modo que ele esconde todos estes sentimentos. Cês tão me entendendo? 

O mais interessante é que apesar de ter Paige ao seu lado, que sabe o seu segredo, Vanessa ainda esconde segredos para si mesma. O que na verdade é um pouco a causa da confusão na história. Se desde o inicio ela procurasse ajuda e se mostrasse mais aberta com pessoas que poderiam lhe ajudar. As coisas seriam mais simples e não tinha dado toda aquela merda com Simon. E vocês vão entender no terceiro livro o motivo de eu estar escrevendo isso. 


3º Livro da Trilogia Sereia – Tricia Rayburn

Livro 3 - Profundezas - Tricia RayburnTítulo Nacional: Profundezas
Ano de Lançamento: 2013
Número de Páginas: 350 páginas
Editora: Verus


Sinopse: Um ano depois dos acontecimentos que mataram sua irmã e transformaram Vanessa em sereia, ela tenta desesperadamente manter sua família unida e retomar a vida ‘normal’. Mas, não importa quantas vezes mergulhe ou quanta água salgada beba, Vanessa se sente cada vez mais fraca. Ela não tem ideia de como viver na condição de sereia e não quer mais ter que lidar com sua recém-descoberta identidade. É tudo assustador demais. De volta a Winter Harbor para passar o verão, as lembranças do ex-namorado, Simon, estão em toda parte. Vanessa o ama e faria tudo para que o relacionamento desse certo. Mas como pode pedir que ele a aceite de volta, se ela é uma criatura que só trará mais problemas a ele? E como Simon poderá amá-la quando descobrir a terrível verdade – que, para permanecer viva, Vanessa precisa satisfazer seus desejos de sereia, não importando quem saia machucado?

Minha opinião:
Esse terceiro livro na minha opinião foi um pouco forçado. Se autora tivesse colocado algumas informações  sobre sereias deste livro no segundo. Pronto, não precisava nem existir o terceiro.

No terceiro livro existe uma nova ameaça, claro né, sempre tem. Mas ai é que tá, é uma nova ameça meio boba, que o objetivo desta ameaça não justifica seu motivo. Ou seja, os fins não justificam meeeeeeeesmo o meio. 

Mas neste livro você começa a entender mais um pouco sobre personagens que aparecem no segundo livro, por exemplo, Charlotte, e sobre a dinâmica dos pais de Vanessa. Como eles se relacionam  e como se sentem em relação a Vanessa e ao próprio casamento. 

Por outro lado, Vanessa fica relembrando o passado, se lamentando pelas coisas e tudo o mais. Não é uma história muito forte e o final deixou a desejar porque teve três livros de sereias e você sente que poderia ter colocado mais coisas sobre essas criaturas lá. Que há informações que ainda seriam preciosas. Por exemplo, faltou um pouco de um aprofundamento histórico sobre as sereias. Para onde vão? De onde vieram? Quais seus maiores objetivos e por ai vai. 

É um enredo bacana, tem uma ideia legal, mas faltou focar mais no que se propõe. Na minha opinião, o melhor dos três livros é o segundo. E ficaria melhor ainda se algumas informações do terceiro estivessem nele.  


E ai vocês já leram? Contem para mim  o que acharam. Ou pretendem ler?

2 comentários:

  1. Olá,
    há algum tempo atras eu me interessei pelo primeiro livro, mas aí desisti depois que descobri que não era livro único. Estou meio que fugindo de trilogias. Mas a suas resenha ficou ótima.

    um abraço.

    ResponderExcluir
  2. Não conhecia essa trilogia, acredita? Gosto muito do tema Sereias. Já li, inclusive, o livro da Kiera Cass (vi que você fez resenha dele também). Adorei ter conhecido esses livros por aqui. Vou ver se consigo lê-los nestas férias ainda.


    www.brunapezzan.com

    ResponderExcluir

"Eu não entendo de moda.Eu entendo do que eu gosto..."

*Sugestões,Criticas, Dúvidas e elogios,são bem-vindas!
Email:Eucriomodacontato@gmail.com, adicione-me!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...