A alimentação segundo o instagram

4 de novembro de 2015


Ilustra: Daniel Semanas

Eu adoro o Instagram, é uma das minhas redes sociais favoritas. Sigo perfis de diversas pessoas, especialmente os que falam sobre comida: Os fitness e os gordelícias. Gosto de me inspirar pra ter uma alimentação saudável, mas gosto de saber o que tá rolando de novo no mundo da gastronomia indepedente do que seja saudável ou não.

Acredito que tudo com moderação só traz felicidade e benefícios para a saúde. Porém, infelizmente as redes sociais podem ter influências negativas na nossa alimentação. Eu digo isso porque a gente ás vezes se apega num  "padrão de vida" meio que irreal, não para as pessoas que seguem, mas pra gente que observa.

Eu sigo diversas pessoas que ensinam a fazer comidas  "menos equilibradas"e que já relataram que não comem coisas não saudáveis o tempo todo e quando comem, comem com moderação.  Procuram manter uma alimentação equilibrada. Acho bacana essa transparência porque mostra que não dá pra viver de pizza e doces todos os dias. Isso pode resultar na perda do autocontrole, o que nos leva a escolhas alimentares rápidas e pobres em vitaminas.E ai nosso organismo se ferra. 

Não temos que seguir tudo que vemos por ai, porque nem sempre todos os perfis em qualquer rede social que seja, são transparentes. Eu seguia menina, que tinha muitos seguidores e ela sempre postava foto com guloseimas, bem fofinhas, como se ela fosse consumir aquilo. Um dia perguntei pra ela que gosto tinha tal doce que estava na foto, ela respondeu que não sabia, pois colocou na foto porque ficava uma composição legal . Isso me fez pensar no padrão irreal que ela passa para os seus seguidores. De que se pode consumir guloseimas todos os dias sem problemas, se ela mesmo nem consome. Ok, a garota posta o que ela quiser e tal, mas querendo ou não ela passa um estilo de vida. Mas nem todo mundo têm esse discernimento, que o estilo de vida do outro não precisa ser o nosso. Que nós temos que criar nosso próprio estilo. É aquela do "A grama do vizinho é a mais verde".

E o mesmo vale para o inverso. Uma alimentação super regrada de alguns perfis não cabe na vida da gente, alguns destes perfis não postam as guloseimas que ás vezes consomem e mostram mais uma vez uma alimentação irreal, "irritantemente saudável". E isso faz com que, ao comer qualquer coisa fora do nosso cardápio de reeducação alimentar, nos sintamos culpados, e algumas pessoas podem se tornar obsessivas com isso podendo desenvolver algum tipo de  transtorno alimentar.

Inspirem-se nos perfis nas redes sociais, mas não façam disso a "lei da vida". Procurem fazer avaliação médica com um profissional para atender as  necessidades  do seu corpo. Sigam diversos perfis, mas pesquisem a procedência dos mesmos. Se tudo aquilo que postam é real. Vocês não precisam seguir cegamente uma alimentação, vocês só precisam comer com moderação.


Um comentário:

  1. Adorei esse post!! Disse tudo, colega! O problema é que as pessoas tem que entender que rede social é a vida editada, eu nunca posto foto de comida que não comi, mas também não posto tudo o que eu como, só o que é mais "visualmente agradável". Essa garota que você falou que nem sabe o gosto do doce, eu heim, aí é sacanagem mesmo porque assim faz parecer que ela come tudo aquilo, quando na verdade só quer uma foto bonita. A gente tem que parar de querer se comparar com os outros "ah, mas a fulana come isso todos os dias e é magra" e começar a fazer escolhas saudáveis por nós mesmos. Pela nossa saúde.
    Beijos, linda!

    http://vacasmagras.com/

    ResponderExcluir

"Eu não entendo de moda.Eu entendo do que eu gosto..."

*Sugestões,Criticas, Dúvidas e elogios,são bem-vindas!
Email:Eucriomodacontato@gmail.com, adicione-me!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...