Guia: 28 dicas para o que fazer numa cidade pequena

2 de abril de 2015



Eu nasci e cresci numa cidade de 15 mil habitantes, isso mesmo, 15 mil habitantes. Quem mora em outras regiões do país reclama que mora em cidades pequenas, mas se esquecem do fácil acesso a cidade maiores, ou de que é uma cidade planejada, ou turistica, tudo que a minha cidade não é. A cidade "maiorzinha" próxima a minha fica a mais ou menos 600km e tem por volta de 50 mil habitantes. Sentiram como a coisa é complicada?

Então, antes de reclamarem que moram em cidade pequena leiam este post. As cidades pequenas tem o seu charme: Tranquilidade, lugares próximos, mais segurança, ótima para se criar crianças com menos preocupação, todo mundo se conhece e se faz amizades com mais facilidades.

Umas das coisas ruins em se crescer numa cidade pequena é ser diferente, sim, as pessoas te apontam com o dedo e falam muito sobre você, se você gosta de ser notado, vá para uma cidade pequena, se você for do tipo "Falem bem, falem mal, mas falem de mim". É difícil ser diferente em lugares pequenos, porque de certa forma você pode ser estigmatizado e reprimido. Cidades pequenas, geralmente, não vamos generalizar, mas é a reclamação que eu vejo por parte de muitos, são conservadoras e estranham o diferente. 

Eu vejo muito as pessoas reclamando sobre suas cidades, mas não são agentes da mudanças, não são produtores de conteúdo para mudarem a realidade. Se a gente não fizer um movimento em prol da mudança as coisas permanecerão estáticas. Pensando nisso eu trouxe algumas dicas para te ajudar a "sobreviver" numa cidade pequena e quem sabe mudar um pouco sua realidade. .


Morar em cidade pequena é ter tempo, mas mesmo assim você pode fazer algumas coisas com esse tempo livre:
  • 1- Leia, eu tinha uma ótima biblioteca na minha escola e foi muito relevante para minha formação essas leituras. E se sua biblioteca não contar com livros bacanas que tal organizar uma campnha de doação de livros para a mesma? Se você não estuda poderia conversar com a direção da escola para emprestar livros para comunidade ou fazer a campanha para a biblioteca municipal.
  • 2- Ouça música ou aprenda a tocar um instrumento. Não tem grana para aprender um instrumento? A internet tá cheia de gente ensinando. 
  • 3- Crie um grupo de teatro ou dança. Cidades pequenas são carentes de eventos, por isso ter um grupo de teatro ou dança é uma maneira de você se divertir e proporcionar entretimento artistíco para sua cidade. Vocês podem fazer abertura de eventos esportivos ou de outras cidades, como já vi acontecer. O que faz muito sucesso são peças de comédia, pelo menos por aqui, quanto a dança pode ser uma da região ou então que tal fazer covers de grupos Kpop? Eles têm coreografias muito maneiras!
  • 4- Pratique alguma atividade física. Você pode entrar em algum time da sua cidade ou organizar algum grupo para praticar algum esporte. 
  • 5- Fotografe, não  existe coisa mais gostosa do que fotografar. O bacana é que como é uma cidade pequena fica mais fácil encontrar paisagens naturais para fotografar. 
  • 6- Crie um jornal de notícias, ás vezes você tem o sonho de ser jonalista, que tal fazer isso na sua cidade? Pode ser através de conteúdo impresso ou online.  Com notícias da região, quem sabe você consegue anunciantes futuramente. 
  • 7- Crie um blog ou um Vlog! Criar um blog/vlog é uma forma de se expressar, conhecer pessoas e dependendo do foco aprender várias coisas, como edição de imagens, fotografia, maquiagem e etc. 
  • 8- Aprenda a fazer trabalhos manuais: Costurar, bordados, pinturar, desenho, customização de roupas e sapatos.  Procure algo que realmente te proporcione prazer. 
  • 9- Veja uma série ou anime! Nada melhor do que ter uma história que você goste para acompanhar! 

  • 10- Crie a noite do cinema na casa de alguém, aquele filme que todo mundo tá louco para ver. Mas não se esqueça de ajudar com a bagunça, e se for na casa de algum colega de escola tenha sensibilidade para não ficar até tarde, pois ás vezes os pais dos seus colegas podem ficar incomodados com a galera demorando pra ir embora.  
  • 11- Noites de comidas temáticas são sempre uma boa pedida, eu fazia muito isso com os meus colegas de faculdade, a gente se reunia muito na casa um dos outros pra ouvir música e comer. Pode ser a noite da comida mexicana, hambúrguer, batata recheada e etc. 
  • 12-  Na minha cidade as pessoas tem o costume de acampar para pescar. Reuna seus amigos ou família e faça o mesmo. Pode ser apenas para tomar banho ou ficar numa roda ao redor da fogueira, não se esqueça de levar repelentes para mosquitos! E procure locais SEGUROS. 
  • 13- Não vai rolar acampar? Que tal ir algum lugar bem bacana próximo a sua cidade e faça um piquenique, aproveite para tirar uma porção de fotos!
  • 14- Volte a infância! Sim, volte a infância. Crie um dia com brincadeiras divertidas da infância, pode ser uma tarde, aposto que todos vão se divertir, não importa a idade. Queimado e guerra de balão fazem muito sucesso!
  • 15- Venda comida! Sim que tal vender brigadeiros, cupcakes ou alguma comida regional? Aqui na minha cidade o pessoal gosta muito de alimentos salgados, então quem vende tapioca, pastéis, pedaços de torta por aqui com certeza tem clientela garantida. Então, pesquise o que faz sucesso por ai. E quanto a bolos o pessoal curte muito bolo de mandioca, fubá e arroz. 
  • 16- Se você estuda que tal arrumar um emprego de meio período, geralmente não pagam muito bem, mas você vai poder estudar num período e trabalhar em outro e ter um terceiro período para as tarefas escolares e se divertir. Geralmente lojas de roupas e supermercados contratam neste esquema. 
  • 17- Seja uma cuidadora de crianças, ás vezes os pais querem sair a noite e precisam de alguém para cuidar dos seus filhos. É um serviço esporádico em que você tem que ter flexibilidade nos horários, ou então, você pode cuidar de uma criança por meio período também. 
  • 18- Se você faz lindos trabalhos manuais ou consertar roupas, que tal oferecer este serviço? Ou vender o que você produz?
  • 19- Se você está manjando muito bem de fotografia, fez cursos online, tem a câmera certa e faz edições de imagens . Que tal oferecer o serviço de fotografo para books? Ou fotografar para algum jornal local ou se oferecer para fotografar produtos de alguma empresa ou loja? Pesquise o que a sua região precisa. 
  • 20- Procure serviços em orgãos públicos sim! Conheci uma menina que entrou para trabalhar no forúm por meio período, pois ela estava no ensino médio. Ela se apaixonou tanto pela coisa, que se formou e direito e até hoje trabalha na área. Vá a prefeitura, procure os secretários ou o pessoal responsável por destinar vagas a estagiários e tente descolar um serviço na área pública. 
  • 21- Crie uma loja online para vender peças descoladas ou as que você mesma produz. 
  • 22- Se você sabe tocar algum instrumento ou sabe algum idioma que tal oferecer esses serviços e começar a dar aulas? Você pode cobrar as aulas por hora ou fazer um pacote mensal. 
  • 23- Estude, estude e estude! Seja para a faculdade, escola ou curso técnico. Seja para passar em um concurso ou vestibular. Aproveite o seu  tempo livre, trace objetivos acadêmicos e estude técnicas de como estudar melhor. O conhecimento é a única coisa que ninguém pode tirar de você! Faça uma pós-graduação ou algum curso de sua área de interesse. Quanto maior seu repertório, mais chances de conseguir aquele emprego! E quem sabe você consiga mudar de cidade, se essa for sua intenção. 
  • 24- Cuide do seu corpo e da sua alma! Cuidar do seu corpo significa propiciar os alimentos que ele precisa e praticar alguma atividade fisíca para que ele fique saudável. Se você estiver com o seu corpo saudável isso vai se refletir na sua autoestima. Se você gosta de maquiagem, pintar o cabelo e outras coisas de mulherzinha faça isso, não pelos outros, mas por você. Procure coisas divertidas para ser feliz! Aprenda a se amar e a lidar com as suas inseguranças. 
  • 25- Aprenda um idioma, você não precisa necessariamente de uma escola fisíca. Há muitos cursos online e se você não pode pagar um curso pode aprender com algum blog ou canal do you tube dedicado ao idioma. Ter um idioma no currículo vai ser ótimo! E se você deseja viajar, melhor ainda para se virar. 
  • 26- Invista em autoconhecimento. A melhor maneira de tomar decisões boas para você é se autoconhecer, você pode separar um tempinho para refletir sobre suas decisões e comportamentos, fazer oficinas ou workshops com a temática, ou até mesmo investir na terapia. O autoconhecimento vai te ajudar a delinear o que é melhor para você e a lidar com as suas dificuldades. 
  • 27- Escreva! Escreva um diário para se expressar suas emoções, escreva poesia, contos, crônicas ou melhor escreva um livro. Aproveite o seu tempo livre e escreva um livro, escreva qualquer coisa, porque escrever é maravilhoso. Eu sempre amei escrever, mas escrevo por hobby. Tenho muita vontade de fazer um curso de escrita criativa, quem sabe um dia eu não faça. 
  • 28- Junte dinheiro para fazer algo prazeroso, como uma viagem, uma massagem ou ir aquele restaurante que você sempre quis. Pense em algo que vai fazer bem para você e tenha isso como objetivo. 



15 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Também moro em uma cidade considerada pequena, na fronteira com a Argentina e realmente todo mundo se conhece e fala de todo mundo. Inclusive o fato de ser blogueira causa um certo espantamento nas pessoas, e a grande maioria não entende o que é isso. Por isso estamos conversando com as lojinhas daqui e tentando fazer um trabalho diferente pra eles, como os que a gente ve nos blogs grandes... Foi a maneira que encontramos de ajudar o pessoal daqui começar a se atualizar. hahaha Bom tempo temos bastante e o melhor é aproveitar ao máximo com estudos principalmente, não é todo mundo que tem essa oportunidade. Ótimo post, beijão!!

    http://www.styledrops.blog.br/

    ResponderExcluir
  3. Amei as dicas! Moro no interior e aqui é difícil ter algo interessante para se fazer.

    ResponderExcluir
  4. Não reclamo de morar em uma cidade com muitos habitantes, muito menos da cidade em si, mas SP é muito solitária, mesmo com muita gente é impossivel não se sentir só ás vezes
    Adorei suas dicas ^^

    ResponderExcluir
  5. Caraca! Adorei muito teu blog, tu é muito criativa! hahah
    :D

    ResponderExcluir
  6. Adorei sua lista, minha cidade não é pequena, mas algumas regras de cidades pequenas se aplicam do mesmo jeito, como o lance de "quer ser notado? seja diferente", infelizmente..
    Mas enfim, ótimo post!
    beijos.
    http://lugaaraosol.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Adorei tua lista. Eu nasci numa cidade pequena também, 22 mil habitantes. Hoje moro na capital do RS, mas tive que me virar enquanto morava lá pra ter o que fazer, porque realmente faltam opções :D

    Beijoos
    http://resenhandosonhos.com

    ResponderExcluir
  8. Que post detalhado esse, gostei! (:
    Tem muitas dicas que poderíamos aplicar até no cotidiano, mesmo não morando numa cidade pequena *-*

    Vou guardar essa postagem e por em prática essas dicas, que bom que você compartilhou isso aqui! x)

    http://somosculturalistas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Que delícia de post! Estou escrevendo um livro e cheguei em uma cena na qual os personagens estão passeando em uma cidade pequena, daí precisei pesquisar sobre o assunto e achei seu blog. Curti muito mesmo, parabéns!

    ResponderExcluir
  10. Que post legal! Minha cidade é pequena também, mas deve ser do tamanho da sua cidade vizinha, de 50 mil habitantes. Aqui tem muita essa coisa de rejeitar o diferente, mas a gente ainda vê, de vez em quando, umas pessoas que seguem tribos (tipo góticos), e essas coisas. Acho legal. Única coisa que não gosto aqui é que não tem um lugar pra estudar ou seguir uma carreira, as escolas são bem ruinzinhas e só tem curso superior de direito, pedagogia e administração. Tive que ir pra cidade vizinha estudar, e quando volto pra casa fico meio sozinha

    ResponderExcluir
  11. minha cidade tem 200 mil e pouco habitantes

    ResponderExcluir
  12. Bom é quando se nasce em cidade pequena e mora. Assim conhece todo mundo. Eu já nasci em SP capital. Morei sozinha seis anos. E agora voltei a morar com meus pais e uma cidade pequena
    ... N conheço ninguém alem deles... Moro afastado de qse tudo. Sem luz noturna. E asfalto.... To pirando .( queria dicas emergências. Vou arriscar as que postou. Grata

    ResponderExcluir
  13. Moro numa cidade pequena, não tem empregos,todo mundo conhece todo mundo,não tem faculdade. Só é bom para quem tem boas condições financeiras. para quem não tem fica a deperder da sorte. únicas oportunidades de trabalho só na prefeitura, e loja que são para poucos. é ruim demais. o cara ir pra fora cidade grande é complicado demais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha cidade é exatamente do jeito que vc falou,não tem MTS opções de lazer, não tem faculdade, e emprego é difícil, só em lojas, doméstica, ou na prefeitura. Você foi pra cidade grande?

      Excluir

"Eu não entendo de moda.Eu entendo do que eu gosto..."

*Sugestões,Criticas, Dúvidas e elogios,são bem-vindas!
Email:Eucriomodacontato@gmail.com, adicione-me!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...