Quatro filmes do Studio GHIBLI

7 de novembro de 2014


Há muito tempo sou fascinada por animações e resolvi compartilhar essa paixão no blog. Dentre todas as animações, não podemos deixar de citar as que são produzidas pelo studio Ghibli, que tem como seu diretor o famoso Hayao Miyazaki, responsável pela maioria das animações. As animações são encantadoramentes belas em detalhes e roteiros, a maioria tem como foco personagens jovens e do sexo feminino. O que eu mais gosto, é a indepedencia dessas meninas e a sensibilidade que é mostrada as relações humanas. 



Ponyo- Uma aventura que veio do mar
Sosuke é um garoto de cinco anos que mora em um penhasco, com vista para o Mar Interior. Um dia, ao brincar na praia, encontra Ponyo, uma peixinho dourado cuja cabeça está presa em um pote de geleia. Ele salva a peixinho e a coloca em um balde verde.

Trata-se de amor à primeira vista, já que Sosuke promete que irá cuidar dela. Só que Fujimoto, que um dia foi humano e hoje é feiticeiro no fundo do mar, exige que Ponyo retorne às profundezas do oceano. Para ficar ao lado de Sosuke, Ponyo toma a decisão de tornar-se humana.

Comentário: Uma história sobre carinho, afeto e amizade. É muito bonitinho a noção que Sosuke tem da realiade e como ele se manifesta pelas pessoas que ama. 


Meu amigo Totoro
 Mei é uma jovem que encontra uma pequena passagem em seu quintal, que a leva à um lendário espírito da floresta conhecido como Totoro. Sua mãe está no hospital, e seu pai divide o tempo entre dar aulas na faculdade e cuidar de sua mulher doente. Quando Mei tenta visitar a mãe por conta própria, se perde na floresta, e só o grande e fofo Totoro pode ajudar a menina a achar o caminho de volta para casa.

Comentário: Não tem como não identificar alguma criança que você já conheceu com a Mei, ficou muito real, a falta de coordenação motora natural, o modo como fala e se expressa, parece realmente uma criança real e muito fofa. São crianças tão cheias de vidas que dá vontade até de ter filhos. 


O Mundo dos pequeninos
Este filme é uma releitura do premiado livro The Borrowers, de Mary Norton, que foi publicado em 1952 e apresentava um grupo de minúsculas pessoas que vivem "pegando emprestado" coisas dos humanos maiores. Na versão animada há algumas mudanças: a história se passa na Tóquio dos dias atuais, e não na Inglaterra da década de 1950, e é centrada na garota Arrietty, de 14 anos, que vive com sua família debaixo do assoalho de uma velha casa. Eles são seres com cerca de 10 cm de altura, e vivem pegando coisas dos outros para sobreviver – tomando cuidado para não serem vistos pelos humanos e nem atacados por baratas e outros bichos do tipo.

Comentário: Sabe aquela amizade entre dois mundos diferentes? É mais ou menos isso que acontece. Arrietty quer proteger sua familia acima de tudo, mas quer manter a amizade com um humano maior. Bem interessante, fala sobre as escolhas que temos que fazer. 


O serviço de entregas da Kiki
Kiki é uma jovem bruxa em treinamento, que acabou de completar treze anos. De acordo com a tradição, todas as bruxas com essa idade devem deixar suas casas, para aprender a viver por conta própria. Kiki, junto com seu gato Jiji, voa para longe para viver na cidade de Korico. Depois de chegar lá, tem de arrumar emprego e aprender o verdadeiro significado de sua nova vida, principalmente depois que perdeu o poder de voar.

Comentário: Quem pretende sair de casa, está saindo ou já saiu para morar sozinho, vai se identificar com essa animação que fala sobre persistência, independencia e o valor das amizades na construção de um novo lar. 

3 comentários:

  1. Cono eu amo Totoro meu Deus hahahahah eu assisto até hoje, e comprei minha chinchilla pensando no desenho =D

    ResponderExcluir
  2. nossa! como faz tempo que eu não venho aqui, saudades desse cantinho também.
    eu sou muito apaixonada pela Kiki *.*
    desde a primeira vez que eu vi esse filme, é muito amor

    ResponderExcluir
  3. Que fofos! Não conhecia esses desenhos, flor. bjs

    ResponderExcluir

"Eu não entendo de moda.Eu entendo do que eu gosto..."

*Sugestões,Criticas, Dúvidas e elogios,são bem-vindas!
Email:Eucriomodacontato@gmail.com, adicione-me!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...