Molho vermelho de cenoura e beterraba

11 de novembro de 2014



A bela Gil tem um programa na GNT sobre alimentação saudável, eu não tenho GNT em casa, mas um dia quando fui visitar minha amiga, ela estava fazendo este molho vermelho para a Fernanda Torres, o que me deixou muito intrigada foi a cor e a textura, que aparentemente ficou maravilhosa, resolvi fazer, não igual a receita original, mas deu super certo!

A textura e a cor ficaram incríveis e esse molho vai super servir na época que o tomate estiver custando um rins. Contudo, não fica com gosto de tomate, obviamente, como eu coloquei poucas cenouras, porque não tinha mais em casa, o gosto da beterraba se sobressaiu. E mais uma coisa não gostei da mistura do óregano com esse molho, acho que ficou um pouco forte. Entretanto, com o macarrão seu sabor se suaviza e fica gostoso, mas mesmo assim tiraria o óregano e acrescentaria as cenouras.

Além do mais é um molho super nutritivo, porque contém beterraba e cenoura:

A beterraba contém vitamina A, B1, B2, C, além de potássio, sódio cálcio e ferro. Além disso, contém ainda nitrato que ajuda a baixar a pressão sanguínea e a prevenir doenças cardiovasculares. O nitrato também diminui o gasto de oxigênio, fazendo com que atletas tenham melhor desempenho. A beterraba ainda é rica em antioxidantes que combatem os radicais livres, o que melhora a aparência da pele e previne o envelhecimento precoce. A beterraba ajuda a melhorar o sistema imunológico e ajuda a prevenir as células cancerígenas.

Já a cenoura é rica em betacaroteno, vitamina A, C, B2 e B3, além de fósforo, cálcio, potássio e sódio e antioxidantes e fibras, a cenoura melhora a visão, ajuda a prevenir vários tipos de cânceres, é fundamental para a saúde da pele e seus anexos (cabelos e unhas), a cenoura regula o açúcar no sangue, fortalece a saúde polmunar e do cólon, ajuda a fortalecer o sistema imunológico e ainda favorece o bronzeamento.

Ingredientes para o molho vermelho:

  • 2 colheres de sopa de azeite de oliva (Coloquei)
  • 3 cenouras, descascadas e cortadas em pedaços médios (Como eu só tinha uma cenoura e meia, foi o que eu usei)
  • ½ beterraba grande, descascada e cortada em pedaços médios (Usei uma beterraba inteira, tamanho médio- porque eu não tinha pequena e não queria deixar sobra- pra compensar a falta de cenoura)
  • ½ cebola picada (Coloquei)
  • 2 dentes de alho picado (Coloquei)
  • 1 colher de chá de vinagre de maçã ou de arroz (Não Coloquei)
  • 2 colheres de sopa shoyu ( Não Coloquei)
  • 3 copos de água (Coloquei água até cobrir todos os ingredientes)
  • 1 colher de sobremesa de orégano seco (Coloquei)
  • 1 folha de louro (Não Coloquei)
  • 1 pitada de noz-moscada (Não Coloquei)
  • 2-3 colheres de chá sal marinho (Sal normal)
  • ½ xícara manjericão fresco picado + 1/4 de xícara para o final ( Não Coloquei)
Como fazer:

  1. Aqueça o azeite em uma panela de fundo grosso em fogo médio. Adicione a cebola e o alho e cozinhe, mexendo de vez em quando, por 5 minutos.
  2. Adicione a cenoura, a beterraba, a água, o orégano, a folha de louro, sal, manjericão, vinagre, shoyou  e tampe a panela. 
  3. Deixe ferver e cozinhe por cerca de 30 minutos, até que os vegetais estejam bem macios. Eu cozinhei na panela de pressão em 15/20 minutos. 
  4.  Bata tudo no liquidificador quando pronto. 
  5.  Adicione a outra metade do manjericão picado e leve ou fogo por mais 5 minutos e sirva.

3 comentários:

  1. Nossa, adorei essa ideia do molhooo! Deve ficar magníficoooo *-*
    Vou fazerrr

    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Huuummm! Gostoso e saudável. Assim que é bom! <3

    ResponderExcluir
  3. Maisssss gente, arrasou na dica, hein, Lua!!
    Já quero fazer. rsrs
    Beijos

    www.rabiscando.org

    ResponderExcluir

"Eu não entendo de moda.Eu entendo do que eu gosto..."

*Sugestões,Criticas, Dúvidas e elogios,são bem-vindas!
Email:Eucriomodacontato@gmail.com, adicione-me!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...