Tirando fotos em ambientes pouco iluminados com a FujiFilm SL300

22 de setembro de 2014


Ano passado eu fiz o post Minha câmera: Fujifilm SL300 e muita gente gostou. E muita gente me pediu mais dicas e eu fiquei enrolando e então...Um ano se passou. Hoje eu venho falar sobre fotografar com essa câmeras, dentro de casa e durante o dia, por exemplo. Essa câmera deixa muito a desejar em ambientes pouco iluminados. Mas ai tem uma coisa que dá para fazer, explorar o lado manual dela. O lado manual dela apresenta a Velocidade do obturador, ISO e Abertura do Diafragma.  Para fazer essas fotos eu apenas alterei a velocidade do obturador, já a abertura do diafragma deixei por conta da câmera, mesmo no Modo Manual "ela se ajusta".

Essas fotos foram tiradas dentro do meu quarto com apenas a luz da janela. É importante que quando você for usar o Modo Manual dessa câmera, que é a opção com o "M", use um tripé ou outro apoio, pois  qualquer movimento, o minímo tremor afeta a foto e ela vai ficar assim:

Obturador: 2,5" Diafragma: F12
Por preguiça eu não usei tripé nessas fotos ou apoiei em algo firme, mas vocês entenderam da importância do apoio da câmera, pois ela não pode tremer ok?


De acordo com o Zé: "O obturador é uma espécie de cortina dentro da câmera por onde a luz passa e chega até o sensor digital ou ao frame do filme (se você está usando uma analógica). A tarefa do fotógrafo é definir o tempo que ele ficará aberto, ou seja, a velocidade do “abrir e fechar” do obturador, para que a quantidade correta de luz entre no mecanismo da câmera.

Vocês viram que eu deixei a abertura do diafragma o mesma e alterei apenas o valor do obturador? Eu fui testando até encontrar um número que não ficasse muito claro e nem muito escuro, já aconteceu de eu tirar fotos e elas ficarem completamente escuras, como um pedaço de papel preto. Voltando ao número do obturador o que eu gostei mais foi o 1.5", achei o 4" muito claro, o 2.5" também ficou num tom bom. Ah e o ISO? Em todas, ele saiu com a numeração 100, mas você pode alterá-lo também.

Entendam que ambientes tem luzes diferentes e vão pedir combinações diferentes, não será igualzinho o que eu expliquei esse é só um exemplo. Aproveite e teste  o lado manual da sua câmera. Quer ver mais um exemplo?


Viu como o número do obturador 4 e o 3", tem diferenças gritantes? E as combinações mostraram entrandas de luzes diferentes?  Eu vou fazer mais um poste ensinando a clarear as fotos num editor de fotos online, pois assim todo mundo terá acesso.

Os coceitos destes termos estão todos linkados no inicio deste post para o blog do Zé. Qualquer dúvida deixem nos comentários. 

4 comentários:

  1. Dá pra fazer muuuita coisa legal no módulo manual das câmeras, né? Só não vale ter preguiça, porque dá um certo trabalhinho, mas o resultado é muito bacana!

    ResponderExcluir
  2. Adorei as dicas, Lua!! Muito bom saber dessas funções, parabéns pelo post, ficou bem explicadinho.;)
    Beijos

    www.rabiscando.org

    ResponderExcluir
  3. Eu não conhecia a câmera, mas gostei das dicas.

    http://iasmincruz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

"Eu não entendo de moda.Eu entendo do que eu gosto..."

*Sugestões,Criticas, Dúvidas e elogios,são bem-vindas!
Email:Eucriomodacontato@gmail.com, adicione-me!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...