Saiba como usar a música a favor da sua produtividade no trabalho

8 de julho de 2014



Eu me formei esse ano em psicologia e fui trabalhar numa área bem diferente do que eu imaginava (Vou fazer um post sobre isso depois). Estou na quinta semana de trabalho e uma coisa que eu descobri desde a época da faculdade foi o poder da música ao realizarmos atividades sejam elas intelectuais ou braçais. A música tem o poder de nos deixar mais relaxados, mais sastisfeitos e sendo assim menos irritadiços após um dia de trabalho. Pelo menos isso acontece comigo, então eu recomendo uma rádio que eu curto muito  Superplayer, dá tanto pra acessar  as músicas no site como baixar o aplicativo.

Uma amiga me mandou um artigo publicado no site da Revista Galileu escrito pela Luciana Galastri falando justamente sobre isso. Reproduzo o artigo parcialmente abaixo com os links do original (que estão em inglês, mas você pode usar o google tradutor):

Quando você ouve música uma parte do cérebro chamada núcleo accumbens é ativada. Essa região comanda a liberação de dopamina, um neurotransmissor chamado de ‘químico do prazer’ - é a mesma substância liberada quando você come seu prato preferido e quando você encontra suas pessoas preferidas, que faz você querer mais. Mas não basta simplesmente colocar seus fones, aumentar o volume e esperar a dose de dopamina ser liberada. A quantidade de dopamina liberada depende do elemento surpresa.

Explico: quando você está ouvindo uma playlist e se depara com uma música incrível, que você não conhecia até então, a quantidade de dopamina liberada é muito maior do que quando você está ouvindo o seu hit preferido pela enésima vez.

Ok, então a música que ouvimos muda a forma com que nos sentimos. “Me conte algo que eu não saiba”, você pode estar pensando. O fato é que é possível usarmos isso a nosso favor para aumentar a produtividade no trabalho, controlando o que sai de seus inseparáveis fones de ouvido. E preparamos um guia para te ajudar:

Para terminar tarefas chatas rapidamente
Um estudo publicado pela revista Neuroscience of Behavior and Physiology notou que a habilidade de uma pessoa de reconhecer imagens, letras ou números aumentava quando ela ouvia rock ou música clássica. A mesma coisa acontecia quando as músicas eram tocadas em fones de funcionários de uma linha de montagem - eles cometiam menos erros, trabalhavam mais rapidamente e o tempo também parecia passar mais rápido. Ou seja, na hora de limpar a caixa de e-mails ou fazer algo repetitivo, apele para Edvard Grieg ou Rolling Stones (sugestões da repórter, mas outras músicas clássicas e rock funcionam).

Para diminuir a tensão
O gosto musical entre uma pessoa e outra pode variar imensamente. Eu, por exemplo, adoro ouvir metal durante as horas mais críticas do dia - e o pessoal da redação não entende como eu consigo me concentrar ‘com todo aquele barulho’. Mas ouvir nosso gênero preferido de música ajuda a diminuir a tensão, independente de qual seja o tipo de som que você mais curte.

Quer se concentrar?
Quando ouve canções e encontra uma que você adora, com uma letra com a qual você se identifica, seu cérebro pode liberar mais dopamina do que deveria para manter a concentração. Muita dopamina faz com que você perca o foco. Então prefira músicas já conhecidas ou, se você já está enjoado da sua playlist de sempre, opte por músicas instrumentais, sem voz.

Precisa de criatividade?
Um barulho neutro, que não caracteriza o silêncio absoluto, mas que também não é música é o que indica uma pesquisa do Journal of Consumer Research. De acordo com os cientistas, o ideal é o som de um café. E, por sorte, há uma ferramenta que simula o som desse ambiente, o Coffitivity:


Novidade? Aperte pause
Vai ler um documento importante? Ou um relatório sobre algo que, até então, lhe era desconhecido? Aperte pause. Um estudo de 2010 da Universidade do Instituto de Gales mostrou que, ao precisarem decorar uma sequência de sons e números, participantes tinham mais dificuldade de lembrar das ordem quando uma música tocava baixinho ao fundo. Ou seja, se você está fazendo algo novo e complexo, o silêncio é a melhor opção. O mesmo não pode ser dito em relação a tarefas que você já sabe ‘de cor’. Outro estudo revelou que cirurgiões experientes faziam operações mais rápidas e precisas quando ouviam música, por exemplo.


6 comentários:

  1. Uau eu sou a prova viva disso! Por exemplo, coloco músicas de vários tipos e novas sempre que vou responder comentários, então quando vejo posts repetitivos como unhas e looks o faço rapidamente e com muita atenção, mas quando vou ler um texto exijo mais atenção e às vezes acabo apertando "pause". Mesmo assim quando faço isso escutando música fico mt mais tranquila e faço tudo rapidinho, com naturalidade !
    Gosto de escutar músicas diferentes e até em outras linguas quando estou concentrada, pois não sei o que o canto diz e foco no "trabalho", mas quando quero me inspirar e me acalmar escuto um mpb prestando bastante atenção nas letras. Já para ir à escola gosto de músicas animadas que eu me identifique, para me darem um impulso de seguir em frente andando...

    ResponderExcluir
  2. Ótimo post!!!
    Amei conhecer o Blog, MARAVILHOSO!
    http://meumundorosapynk.blogspot.com.br/
    Beijocas

    ResponderExcluir
  3. Música ajuda muito! Recentemente, comprei um fone de ouvidos pro pc pq queria trabalhar com música me desligando de outras coisas. Acho que vai ser ótimo! A música sempre dá um estímulo a mais, principalmente se caminhando na rua *-*

    Um beijo,
    Re

    ResponderExcluir
  4. Acho que estou totalmente dependente química de música no trabalho! Haha (=

    Beijos =*

    ResponderExcluir
  5. Olá, gostei muito do seu post e coloquei ele entre os melhores posts da semana no meu blog (:
    se quiser conferir este é o link: http://luacotidiano.blogspot.com.br/2014/07/melhores-posts-da-semana.html
    Beijo :*

    ResponderExcluir
  6. Essa coisa da concentração é totalmente verdadeira. Eu, que trabalho na maior parte do tempo criando textos, tenho dificuldade em escrever quando estou ouvindo músicas cujas letras eu conheço bastante e adoro. Parece que fica mais difícil de me concentrar. Nessas horas o melhor é colocar uma playlist instrumental ou deixar o volume bem baixinho.

    ResponderExcluir

"Eu não entendo de moda.Eu entendo do que eu gosto..."

*Sugestões,Criticas, Dúvidas e elogios,são bem-vindas!
Email:Eucriomodacontato@gmail.com, adicione-me!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...