Algumas regras para se viver em república....

16 de dezembro de 2013



Algumas pessoas que me acompanham no Twitter, sabem que eu moro em república. E lá no Ask  me pediram pra falar sobre como é morar em uma república. Eu vou falar um pouquinho sobre a minha experiência de cinco anos morando fora de casa e em repúblicas.
Quando eu fui morar sozinha eu tinha acabado de terminar o ensino médio e estava com dezessete anos, ao longo deste tempo eu percebi uma coisa, a primeira coisa que o pessoal necessita para conviver em “harmonia” são regras. Isso mesmo, regras! Senão vira uma bagunça e vai surgir apenas ódio e revolta nos corações dos que dividem o lar.
Para facilitar:
1- Procure pessoas com o seu jeito, não que seja difícil se "arranjar" na diversidade, mas pessoas parecidas tendem a concordar e a discordar sobre as mesmas coisas. Por exemplo: Pessoas caseiras passam mais tempo em casa e não curtem dar festas em casa e caso você seja festeiro e a outra pessoa caseira, ela pode se incomodar.
2- Estabeleça regras sobre a limpeza da casa. Isso é fundamental! Tanto para a organização da casa e para que diminua seu nível de stress. Pois ai entra a primeira dica, pessoas organizadas com pessoas desorganizadas vai rolar muito atrito e eu nem preciso especificar o motivo, né?
Vocês podem organizar a limpeza da seguinte forma:

  • Um dia na semana que todos vão fazer a faxina geral na casa;
  • Cada um fica responsável por “faxinar” a casa uma vez por semana. Na primeira semana faxina a Maria, na segunda semana o João e por ai vai...;
  • Se você perceber que pequenas tarefas como tirar o lixo do banheiro e cozinha, levar todo o lixo da casa para fora, colocar água na geladeira está sobrando apenas para uma pessoa. O legal seria fazer uma tabela, com o nome de todos e a tarefinha, pois cada pessoa que for fazendo a tarefa vai marcando seu nome lá. Por exemplo: No quesito “Lixo para fora”, João executo essa tarefa e marcou um “X” na planilha, Maria fez a tarefa e marcou o “X”, depois veio José e marcou também. Ai o ciclo se repete, não precisa ser exatamente na mesma ordem, mas o ciclo só se completa quando todos fizerem a tarefa.
  • Quanto a louça vocês podem decidir da seguinte forma: Sujou? Lavou! Ou Quem cozinha não precisa limpar a cozinha, apenas quem se alimentou se organizará para isso.
3- Quanto às compras/divisões de alimentos podem ser feitas destas formas:

  • Vocês podem comprar coisas básicas como arroz, feijão e dividirem. Coisas que vocês gostarias de consumir individualmente podem comprar separado;
  • Se você não come em casa como eu, vale a pena comprar as coisas individualmente, pois compro apenas o essencial para o fim de semana;
  • Vocês podem dividir as coisas na geladeira por pequenos cestos, tal cesto com nome de tal pessoa para cada um colocar suas coisas e não ficar naquela “achei que era meu/não tinha dono e comi”. Aqui em casa não nos utilizamos deste recurso, mas tem lugares que é necessário.
4- Barulho
Na maioria das vezes o pessoal que divide casa tem horários diferentes. Então, aquele horário que você quer estudar o seu colega pode estar recebendo amigos em casas e inevitavelmente, na maioria das vezes, as pessoas fazem barulho.
Vocês podem  entrar em acordo que:
  •  Cada um pode ter seu fone de ouvido, para não incomodar o seu colega quando estiver ouvindo músicas/vendo séries;
  • Dia de faxina o som está liberado
  • Reuniões/Festas apenas no final de semana

Ai voltamos ao item anterior de pessoas parecidas, se você não é festeiro procure pessoas com este perfil, caso seja procure pessoas festeiras. Aqui em casa, por exemplo, não fazemos festinhas, ou seja, festinhas só na casa dos outros (haha).
5- Faça sua parte em relação ao que foi acordado. Tente fazer a sua parte e a maioria dessas regras não serão necessárias. 
Essas são as dicas que eu tenho e consegui me lembrar....Caso eu lembre de mais alguma coisa eu vou adicionando e se você tiver uma sugestão é só deixar nos comentários.
E você precisa ver o vídeo do Sérgio da Universidade Capenga sobre repúblicas, você pode achar até graça, mas é a pura realidade:



2 comentários:

  1. Faz quase um ano que saí de casa e sei muito bem do que você fala. Acho que acima de tudo é preciso respeito e tolerância, porque a partir do momento que você resolve morar fora de casa, longe dos seus hábitos familiares, tem que estar disposto a se adaptar aos hábitos de outras pessoas.

    Beijos =*

    http://alacazaam.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Muito bom quem já ta pensando em sair de casa!
    Conviver com "desconhecidos" é bem difícil.

    Bjs

    ResponderExcluir

"Eu não entendo de moda.Eu entendo do que eu gosto..."

*Sugestões,Criticas, Dúvidas e elogios,são bem-vindas!
Email:Eucriomodacontato@gmail.com, adicione-me!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...