Sobre cabelos naturais e o preconceito inverso

15 de outubro de 2013



Eu não defendo que as pessoas assumam seus cachos, eu defendo que QUALQUER UM use seu cabelo como bem entender e sem ser tachado, entenderam?

É muito simples, as pessoas parecem que começaram uma ditadura que todo mundo tem que usar o cabelo natural. Ok, eu entendo que tudo isso tem a ver com a ditadura do cabelo liso e blá,blá,blá. Eu sei que pessoas com cabelos cacheados sofrem preconceito. Eu sei de tudo isso.
Mas parece que ao criar esse novo movimento uma pessoa encaracolada não poderá NUNCA MAIS NA SUA VIDA passar uma chapinha no seu cabelo ou alisar novamente? Olha, eu penso que a mudança é a lei da vida e todo mundo faz o que bem entender e o que se sentir melhor com a aparência.

Acho que passar uma chapinha de vez em quando no cabelo é como fazer um penteado diferente, tipo quem tem cabelo liso, ás vezes, usa o baby liss para ficar diferente. É a mesma coisa, não digo ficar escrava da chapinha porque se sente diminuída por ter cachos, digo que a pessoa deve fazer o que bem entender, estando consciente de suas escolhas (Tanto cachos assim como liso é possível) e optar pelo que mais lhe agrada. Por que independente de qualquer coisa o ser humano é um ser desejante e nunca para de aspirar coisas e por que com o cabelo seria diferente?

Não me entendam mal, não estou falando mal das pessoas cacheadas, pois eu sou uma delas. Estou falando/alertando sobre este novo preconceito que eu vejo se formando. E talvez muitas pessoas ainda não tenham se dado conta que fazem isso. 

Portanto, penso que como uma pessoa pode enjoar de ter o cabelo liso ela também pode enjoar de ter cachos. Acho o movimento em defesa dos cabelos naturais super importante, mas temos que aceitar que nem todo mundo quer um cabelo natural, pois nem todo mundo deseja a mesma coisa e essa é a graça do mundo.
#ProntoFalei

10 comentários:

  1. Ao começar a ler, prontamente me identifiquei com a situação, tenho o cabelo caheado e gosto muito, mas ás vezes fico enjoada e quero passar a chapinha, logo, o que escuto das colegas é a frase clichê em uníssono: Não alisa, seu cabelo é tão bonito deixa cacheado. - Isso me incomoda, pois elas também têm cabelos levemente cacheados e são prisioneiras da chapinha, por que eu também não posso alisar sem ser criticada?
    As pessoas possuem a tendência de dar palpites do meu cabelo por eu assumir os cachos, mas não entendem quando não quero sair com ele natural. Realmente está se criando a ditadura dos cabelos naturais. #prontofalei

    ResponderExcluir
  2. Concordo totalmente com você. Essa história de "todos tem que ter o cabelo natural" não dá. Eu por exemplo sou a pessoa que mais gosta de mudar que eu conheço. Um dia eu gosto de algo assim; no outro, assado. Sem contar que é exatamente como fazer um penteado novo. Me tomando como exemplo de novo: sempre quis ter cabelo liso (pq né? cabelo cacheado dá um trabaaaaaaaaaaalho), hoje não quero mais. Deixo liso uma vez ou outra, pois tô sempre mudando. O que não dá é pra ter gente me mandando deixar o cabelo assim ou assado, né?
    Espero que o comentário não tenha ficado confuso, mas sl, sou confusa hahahahha

    ResponderExcluir
  3. Eu sinceramente não uso meu cabelo natural, mas apoio a ideia de usar como sente-se bem.

    www.iasmincruz.com

    ResponderExcluir
  4. Eu concordo com você. As pessoas, quando querem defender alguma coisa, mesmo que a ideia seja boa, ela é extremista demais. Estão sempre passando do ponto. Se a pessoa quer alisar o proprio cabelo, ok! Ela pode e deve fazer isso se quiser se sentir bem. Ela não deve fazer se não gostar, se fizer só por vergonha do seu cabelo natural... Aí sim, concordo que ela tem que se libertar.

    Mas oras, a gente muda tanto. Temos que usar o cabelo como nos faz bem e não seguindo padrão nenhum!

    Um beijo

    www.kvcomvoce.com

    ResponderExcluir
  5. cara comigo nao tem ditadura nenhuma
    tem tempos que estou magra e tem tempos que estou gorda e com cabelos nao é diferente
    ja fui loira ruiva
    cacheada natural
    ondulada com um tom castanho
    hoje estou ruiva com o cabelo liso e curto
    tudo por que adoro mudanças no meu visual e ate ja estou planejando a proxima suahsuahsuas
    cada ano é um visu diferente
    e quer saber?
    cada um que cuide da sua vida e se enfeite da forma como desejar
    ditaduras é pra gnt alienada

    paraomaridinho.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Não acho que isso seja algo muito relevante. Pq a questão cacheada e crespa, pelo que eu entendi nos blogs que lí, não são puramente estéticas, envolve questões culturais e raciais dentro da sociedade, de ter o seu espaço e respeito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu entendo essas questões, mas elas podem muito bem camuflar um radicalismo. Mas mesmo assim as pessoas tem o direito de escolher um cabelo liso sem o olhar torto ou preconceito de quem não concorda com isso, entende? A questão toda é liberdade de escolha, mesmo que pareça que não há liberdade de escolha, cada um tem seu tempo e tem um jeito de se sentir bem. Foi coerente ou deixei tudo ainda mais confuso rs?

      Excluir
  7. Bom,meu cabelo já foi liso,hoje em dia é ondulado e as pessoas sempre me perguntam porque eu não faço chapinha,pra ser sincera,acho que cabelo cacheado,ondulado,encaracolado,enfim...É mais bonito!! Mas,o que eu vejo por aí,são um monte de meninas gastando o maior dinheiro em salão pra alisar o cabelo :/ Acho,isso muita bobagem,ai elas dizem que cabelo natural dá muito trabalho e acham que o meu é fácil de cuidar,pois não é,meu cabelo é muito fino,vive embaraçado e arrebenta atoa,nem por isso gasto um salário inteiro com salão.Sem falar que os maiores "expert" em cabelo já disseram que a moda agora são os cachos kkkk.

    http://bel-somostaojovens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Olha, meu nasceu SUPER encaracolado, e desde o início da minha adolescência eu vivi sobre a rotina de escova/chapinha, porque, na minha opinião, quando eu tinha 11 anos, os métodos e produtos para cabelo cacheado eram muito limitados, sabe? Esse mês voltei a enrolar, e me dominou uma sensação de LIBERDADE. Mas foi uma escolha minha, no corte atual não gosto dele liso, mas futuramente, quando ele estiver mais comprido, pretendo alisá-lo de vez em quando, pra variar... Acho que o importante é se sentir satisfeita e feliz com o cabelo, seja ele enrolado ou liso, natural ou modificado.

    Beijos =*

    ResponderExcluir
  9. eu aprovo o importante é se sentir satisfeita e feliz com o cabelo como ele seja liso , enrolado , natural ,crespos e etc.. ,eu tenho cabelo cacheado e sempre tive um cabelo com cachos finos grande que ja pegou peso e ja tive vontade de alisar mas depois mudei de ideia mas acho liso ou cacheado o importante é gostar do cabelo natural ou não #ProntoFalei

    ResponderExcluir

"Eu não entendo de moda.Eu entendo do que eu gosto..."

*Sugestões,Criticas, Dúvidas e elogios,são bem-vindas!
Email:Eucriomodacontato@gmail.com, adicione-me!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...