Um pouco sobre psicologia

8 de junho de 2013


158/365

Uma leitora  pediu para falar um pouquinho sobre psicologia, pois é o curso que eu faço. Estou cursando o último ano de psicologia na UFMT e vou contar um pouquinho sobre como foi e está sendo.

Para começar, psicologia não foi minha primeira opção na hora do vestibular. Eu já quis muito coisa como jornalismo, direito, fisioterapia e etc. Porém, quando eu me inscrevi no vestibular, o único curso que me interessou neste campus foi psicologia. Eu não tinha um conhecimento amplo da profissão, eu imaginava que era apenas um profissional que atuava na clinica e em algumas instituições como abrigos e CAPS.

No campus que eu estudo o curso é integral. Ele não é semestral e sim anual, o que complica muito quando você repete (nunca repeti ) uma disciplina, se ela for de 120 horas (a maioria são) você terá que fazer novamente a mesma disciplina durante um ano. O curso pede bastante leitura, então, será necessário que você goste de ler.

No meu curso uma aula equivale a quatro horas, ou seja, uma manhã dedicada apenas a uma disciplina e uma tarde dedicada apenas para outra disciplina, inicialmente não gostava muito disso, mas me acostumei. O curso exige 300 horas de atividades complementares, no qual o estágio não pode ser incluído. Mas, atividades artísticas, apresentações de trabalhos, participação em palestras, congressos e outras atividades são aceitas.

Eu lembro que o meu primeiro ano foi em 2009 e só tinha uma disciplina voltada para as abordagens (teorias) da psicologia e de forma bem geral “Teorias e sistemas contemporâneos em psicologia”. Além dessa, eu tive Sociologia, Anatomia, Epistemologia e histórias da psicologia, Metodologia do trabalho acadêmico, Filosofia e Português. Confesso que o primeiro ano foi bem puxado, pois eu não era acostumada a estudar dois períodos (integral), mas eu adorei a disciplina de teorias em psicologia, o que me acalmou bastante, pois eu fiquei preocupada em não gostar do curso.

No segundo ano eu tive Psicologia social, Genética humana, Psicologia do desenvolvimento humano I, Teorias da Subjetividade, Estatística (quase morri nessa), Avaliação Psicológica I, Metodologia de pesquisa em psicologia, Análise experimental do comportamento e Ética. Eu gostei bastante da maioria das disciplinas, principalmente Teorias da subjetividade e Análise experimental do comportamento. A única disciplina que eu “chorava” muito e achava uma tortura era estatística, acredito que não era tão difícil, mas como eu tenho certa aversão a números, eu criei uma resistência em relação à disciplina o que dificultou mais ainda. Mas, consegui concluir.

No terceiro ano eu tive Pesquisa em psicologia, Psicologia e desenvolvimento humano II, Processos grupais, Psicopatologia geral, Psicologia e contextos educativos, Avaliação psicológica II, Fundamentos teóricos em psicoterapias e Estágio básico. O estágio básico funciona apenas como observação, cada aluno vai a três instituições durante o ano e faz relatórios acerca de suas observações, eu fui ao Lar dos idosos, APAE e um PSF. O que eu mais gostei foi o Lar dos idosos.

Eu não sei como funciona nas outras universidades, mas no quarto ano, temos nossa primeira optativa, ou seja, podemos escolher fazer uma disciplina e descartar outra. Tem as disciplinas obrigatórias que são; Psicoterapia infantil, Psicologia organizacional e do trabalho, Saúde pública I (120 hs ) e II (60 hs), Clinica e cultura e estágio especifico I. Tem duas disciplinas que são optativas, mas você tem que cursar pelo menos uma, ou seja, ou você cursa as duas ou você cursa apenas uma. A disciplina é Teorias e técnicas em psicoterapia, uma com ênfase em psicanálise (Alô Freud!) e a outra com ênfase em Análise do comportamento (Salve Skinner!). Na psicologia existem muitas teorias, muitas maneiras de olhar o ser humano, qual abordagem você mais se identifica. O curso aqui só oferece essas duas vertentes, mas existem outras como Gestalt, Humanismo, Existencialismo, Cognitivo comportamental e etc. Eu escolhi a Análise do comportamento e o estágio especifico em clínica adulta (Terapia). A maioria do pessoal da minha turma escolheu clinica e teve uma minoria que escolheu psicologia hospitalar.

Agora, no quinto ano temos seis disciplinas optativas, porém temos que escolher no mínimo quatro e mais o estágio específico II. Eu escolhi cinco optativas, só não escolhi a sexta, pois era voltada para psicanálise “Seminários clínicos”. As demais são; Movimentos sociais e cidadania, Aspectos psicossociais do envelhecimento, Formação do pensamento e da linguagem, Tópicos em psicologia social do desenvolvimento e Orientação profissional. No estágio especifico II, eu optei por psicologia escolar, mas foram ofertados estágios no hospital psiquiátrico, Caps, Capsi, Recursos humanos e com idosos.

O post ficou muito superficial e ainda ficou gigante, mas caso vocês tenham algumas perguntas, podem encaminhar.


8 comentários:

  1. Interessante! Passei o link pra um amigo meu que se interessa pelo curso :D

    Adolecentro

    ResponderExcluir
  2. Adorei o post! Sério. Ficou muito bom... dá para ter uma noção melhor de como será o dia a dia do curso, quais serão as fases pelas quais o estudante vai passar... Você consiguiu mostrar uma imagem mais real sobre a faculdade de psicologia, o que pra mim ajudou muuuuito, já que estou querendo fazê-la. Muito obrigada Anna! :))

    http://sweetchildofnovember.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Olá Ana! Adorei esta postagem, no curso que faço tenho uma matéria de psicologia social, onde tive Freud, a Gestauld, humanismo e etc. Gostei bastante! O que mais me cativou vou foi a experiência que tive fazendo um trabalho de campo num CAPSI onde o carro chefe e crianças e adolescentes com autismo, foi maravilhoso. Antes eu queria muito fazer psicologia, tenho um carinho enorme por essa profissão, mas felizmente foi o Serviço social que me dominou rsrs

    ResponderExcluir
  4. Que legal, o curso parece ser ótimo, tenho uma amiga que faz e adora.

    http://iasmincruz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

"Eu não entendo de moda.Eu entendo do que eu gosto..."

*Sugestões,Criticas, Dúvidas e elogios,são bem-vindas!
Email:Eucriomodacontato@gmail.com, adicione-me!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...