Minha câmera: Fujifilm SL300

5 de abril de 2013


Algumas pessoas me mandaram email perguntando sobre a câmera que eu uso e outras dizendo que tem essa câmera, mas não conseguem tirar fotos como as minhas. Primeiramente eu sou fotógrafa amadora e sou pouquíssimo conhecedora de técnicas, pois ainda estou aprendendo. O que eu faço é o seguinte: Quando eu vou fotografar algo eu exploro diversos ângulos e locais com luz diferente e ainda por cima eu edito 80% das fotos (A mágica da edição).
Muitas pessoas compram uma câmera achando que ela vai fazer milagres, mas não é bem assim, elas podem ser melhores, mas se você não saber como usar não vai adiantar nada, então, tem que ter treino.
Eu comprei a Fujifilm SL300 faz alguns meses, paguei R$: 650,00 lá na Santa Efigênia em São Paulo. Sobre a câmera, ela não é uma semi-profissional, é apenas uma compacta com algumas funções manuais, a imagem não é uma das melhores, enfim, não é uma das melhores câmeras. Porém, ótima para iniciantes que querem treinar um pouquinho algumas funções manuais e não querem investir muito, confesso que comprei ela por isso e por ser barata, pois minha antiga câmera foi roubada e eu precisava de outra desesperadamente, mas não me arrependo da compra.
Ela não é a melhor câmera do mundo, deixa muito a desejar em ambientes pouco iluminados, mas se você estudar um pouquinho sobre ISO e Abertura do Diafragma, vai conseguir driblar um pouco esse obstáculo.
 Nessa câmera tem a função "Abertura automática", tente fotografar com ela num ambiente escuro (tente usar algum apoio -livros, tripé e etc-, pois a câmera não pode sofrer com oscilações na sua mão). Só pra você ter uma ideia de como isso ajuda e caso você saiba configurar manualmente vai fazer a diferença.
Ela tem modo manual do obturador,abertura e ISO. É apenas uma compacta gordinha :)
Tem essa resenha aqui sobre ela, na minha opinião, uma das melhores resenhas.

Sobre o desfoque:
Um truque pra desfocar o fundo com essa câmera (como na foto da minha prima) você tem que tomar uma certa distância , clicar em zoom e a câmera automaticamente vai desfocar o fundo, mas como eu disse, isso só vai dar certo se você tomar certa distância. 


Nessa segunda foto, notou que o desfoque é ao contrário? Só que você não precisa está distante, faça próximo, nessa câmera tem duas opções de macro (um incrível de 2 cm).Teste os dois e veja a que mais te agrada ou você pode tentando também no automático até conseguir o efeito desejado.


Fotos da lua:
Durante o dia não tem segredo, mas a noite é mais complicado, pois a foto não sai como imaginamos e fica toda desfocada. O segredo é dá o zoom e ligar o Flash, então é só clicar e pronto (Cuidado pra não ficar tremendo).


Em movimento:
A dica para fazer fotos assim é super simples. Primeiro você vai focalizar o que você gostaria de fotografar (modo automático) e depois apertar meio botão, esperar a câmera focar e quando a ação acontecer: Clique!


Escuro+Flash:
Essa foto foi tirada com a câmera bem próxima e flash e ai ela ficou muito clara, mas bem nítida, então eu editei pra suavizar a claridade e desfoquei o fundo usando o Photoscape.  


Esses foram alguns truques que eu lembrei, mas não pense que suas fotos vão ficar boa de primeira, você tem que fotografar até o resultado desejado. Algumas fotos podem ficar escuras, mas nada que brilho e contraste não resolvam. E no mais é treino, lembre-se de estudar algumas configurações manuais. 

12 comentários:

  1. Esse post foi pra mim. Tem uma semi aqui, e eu sei que ela pode fazer fotos melhores doq eu tenho feito, mas não faço a menor ideia de como começar a aprender a fotografar. Adorei anna, acho que vou começar lendo o manual e tentar suas dicas <333

    ResponderExcluir
  2. As fotos ficaram lindas. E as dicas são ótimas.
    Acho super difícil tirar fotos da lua.
    Beijos, Aline
    http://24diasdeprimavera.wordpress.com

    ResponderExcluir
  3. Ameei as fotos! Acho que comprarei essa câmera também!
    Beijoo linda
    http://haikella.com/

    ResponderExcluir
  4. Amei as fotos, ficaram lindas
    Queria muito ter um curso de fotografia

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. A minha câmera (que era daquelas bem simples - e as fotos ficavam piores que de celular!kk) estragou, to tendo que tirar as fotos com o celular, mas faço 15 aninhos no dia 30, dai pedi de presente pra mamis uma câmera semi profissional, a sua parece ótima, e as fotos ficaram perfeitas! Adorei seu blog, realmente muito incrível, tem tudo para fazer o maior sucesso; Já estou seguindo, segue o meu também?
    www.espacegirl.com

    ResponderExcluir
  6. Você fotografa muito bem, suas fotos são lindas. Adorei a dica, sua câmera tem cara de ser ótima! Gosto de capturar movimentos, como esse, do exemplo que você deu =)

    NOSSO CAPRICHO
    apsmass.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Minha câmera também é Fuji, mas eu não gosto muito dela não. Sempre tenho que passar as fotos no Photoshop para melhorar a imagem, mas estou aprendendo a me virar com ela.

    ♥ Blog Cerejas no Topo:
    http://www.cerejasnotopo.com

    ResponderExcluir
  8. Muito legais as dicas. A minha câmera também é uma compacta e dá pra me virar legal e agora mais ainda, vou explorar mais as 'funções' dela.

    Xerim :)
    www.trilouca.com

    ResponderExcluir
  9. Muito bom o post Luana..
    Mas e pra quem não é rico e não tem uma câmera dessa?? Comofas?
    hehehe..

    ResponderExcluir
  10. adorei a forma como vc explicou tudinho a respeito das funcionalidades, truques e macetes da câmera (como o lance do fundo desfocado! técnica infalível) sou fotógrafa há pouco mais de 1 ano e vi em seu post explicações ótimas de técnicas complicadinhas, sem contar que vc já começou falando tudo ao dizer que câmera boa de nada serve se não souber usar...isso é fato e dos mais verdadeiros.está de parabéns por tudo que explicou, resenhou e esclareceu!! tudo ótimo, parabéns pelas fotos! amei seu blog tbm, maravilhoso!! bjus, Isa.

    blog pessoal -> http://mycutelifeblog.blogspot.com.br/
    blog profissional -> http://isabelamfotografia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oi Anna! Conheci o seu blog hoje(que aliás, amei!), querendo saber mais sobre câmeras da fujifilm... essa marca é boa mesmo? Quero comprar uma, só que a Fuji finepix S2980. Sou iniciante também e amo fotografia! Beijos!
    Ana (pois é, sou Ana também rsrs)

    ResponderExcluir

"Eu não entendo de moda.Eu entendo do que eu gosto..."

*Sugestões,Criticas, Dúvidas e elogios,são bem-vindas!
Email:Eucriomodacontato@gmail.com, adicione-me!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...