O meu pé de laranja lima, de José Mauro de Vasconcelos

12 de fevereiro de 2013


Antes de começar a resenha, gostaria de falar que este livro faz parte do meu projeto "A magia dos livros" e ficaria felicíssima se você pudesse dar uma olhada no projeto e deixasse sua sugestão. Este livro eu li quando adolescente e na semana passada visitando um sebo o encontrei  em super bom estado, custando apenas R$:15,00.  
O meu pé de laranja lima foi escrito por José Mauro de Vasconcelos (1920-1984) e publicado em 1968. Tem dois livros deste autor que estou interessada, caso alguém tenha interesse em vendê-los. Os títulos são "Vamos aquecer o sol" e "Doidão" que são continuações de O meu pé de laranja lima.
José M. de Vasconcelos dizia que:
A literatura é a arte mais difícil, porque a palavra te que dar ao todo as cores e as nuanças da pintura, p sp, e a harmonia da música, o movimento. Escrever é a maneira que encontrei para transmitir minhas vivências, o bem e o mal, e um sentimento que anda muito esquecido: A ternura.  E a vida sem ternura não vale nada. 


 O livro conta a história de Zezé, um garoto de cinco anos pertencente a uma família muito pobre. Deste modo, ele cria um mundo imaginário, conferindo alma a animais e árvores e assim Minguinho (o pé de laranja lima) ganha vida. A infância de Zezé é abraçada pela dor, saudade e injustiça, mas no meio de tudo isso ele acaba encontrando pessoas que lhe proporcionam afeto e amparo.
É um livro que retrata uma realidade dura e sofrida dos anos 70, mas que pode ser muito bem comparada com a realidade de muita gente na época atual. Talvez, por isso ele seja um livro que faz tanto sucesso, pois apesar de tudo a ingenuidade de uma criança pode mudar a nossa perspectiva sobre um determinado assunto e essa maneira que o autor escreve (narrado na primeira pessoa) nos faz ansiar por cada página para ver o que o destino reserva a Zezé. 

Você não vai achar o livro monótono e a história não é previsível. Então, se você está cansado dos romances atuais, que tal olhar um pouquinho para o passado e resgatar alguns bons autores? Sempre que puder indicarei alguns escritores do século passado, estrangeiros ou nacionais. 

4 comentários:

  1. Já ouvi falar desse livro e falam que é muito bom
    Mas ainda não tive oportunidade de conhecer

    Beijos
    @pocketlibro
    pocketlibro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Nossa! Que nostalgia!
    Eu li esse livro quando estava no colégio...
    Que saudades hehehe

    =*
    @viihrs
    @SubindoNoSalto
    subindonosalto.com

    ResponderExcluir
  3. Olá!

    Me encaminhe seu endereço que lhe presentearei com os livro "Vamos aquecer o sol", "Doidão" e ainda lhe mandarei "As confissões de Frei abóbora", que fecha o ciclo autobiográfico de José Mauro de Vasconcelos.

    Um abraço
    Evanildo
    evanildo.letras@ig.com.br

    ResponderExcluir

"Eu não entendo de moda.Eu entendo do que eu gosto..."

*Sugestões,Criticas, Dúvidas e elogios,são bem-vindas!
Email:Eucriomodacontato@gmail.com, adicione-me!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...