01.Uma receita que te recorde a infância: Tapioca

28 de novembro de 2012


Lembram de quando eu falei sobre o projeto Desventuras Culinárias que eu criei? Então saiu a primeira receita: Tapioca. A tapioca me faz lembrar da infância, pois tanto minha avó e minha mãe sabem fazer e quando eu ia pra casa de uma ou de outra eu sempre comia o beijú (pois na minha terrinha ele leva esse nome). Também me lembra a infância, pois sempre tinha os meus irmãos ou primos junto e era as crianças com que eu brincava. 
 Eu não comprei massa pra beijú pronta, pois resolvi fazer como minha avó e mãe faziam e preparei a massa, liguei pra minha mãe e ela me fez acreditar que seria fácil, engano meu e dela, não foi fácil! Consegui fazer beijús mais ou menos decentes a partir da quarta tentativa. É o tipo de coisa que só se aprende na prática.


Ingredientes:
  • Polvilho doce
  • Água
  • Sal, caso deseje (Eu não usei).
Como fazer:
Eu não consegui trazer medidas, pois é uma coisa muito complicada, eu coloquei um pouco de polvilho e fui adicionando água aos pouquinhos até deixar a massa úmida, a massa não pode ficar molenga é apenas pra ficar úmida, depois eu esquentei uma frigideira antiaderente e peneirei (Vai precisar de uma peneira) essa mistura do polvilho com água nela, depois eu deixei em fogo baixo até notar que ela ficou firme, então eu virei com todo cuidado e depois  que ela estava pronta a retirei da frigideira. A quantidade da massa que se deve colocar na frigideira vai depender se você quer um beijú mais grosso ou fino. Como eu sei que a receita de certo modo é difícil , encontrei este vídeo e espero que ajude mais na explicação. 


Recheio:
O recheio fica ao seu critério, pode ser doce ou salgado. Eu recheei com frango desfiado, mas você pode rechear com carne seca e queijo, manteiga de leite, leite condensado e coco, brigadeiro, enfim, recheei com o que desejar!

Eu sei que a explicação não ficou das melhores, mas é como eu disse pra fazer uma bem feita tem que ir treinando, boa sorte a quem for se arriscar a fazer.

7 comentários:

  1. Huuum, que delícia, adoro tapioca, e quando faço é o maior sucesso!! Também me recorda a infancia, a minha avó colocava agente para ralar a mandioca,com a mandioca ralada ela fazia bolo, e com aquela aguinha que lava a massa ela tirava a goma como ela chamava...! Adorei esta postagem, beijão!!

    ResponderExcluir
  2. Nossa esta receita super lembra minha infância, principalmente a casa da minha avó!
    Gostei do post flor.

    profanofeminino.com

    ResponderExcluir
  3. Oi Anna,
    Hmmm deu água na boca! Eu amo tapioca...
    Minha tia faz muito bem :) dia desses ela preparou aqui em casa.
    Beijo, tenha uma ótima quarta-feira
     Just Carol

    ResponderExcluir
  4. Ah,ótima a receita,gostei
    http://dezapaixao.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Me lembra minha avó..sempre que a gente saia e ia ao centro da cidade,
    ela passava no mercado de comidas nordestinas, onde tinha uma moça que fazia tapioca ..tapioca de coco com leite condensado. ai ♥

    ResponderExcluir
  6. Aqui em casa nos temos a cultura de comer tapioca
    E bom saber que tem mais gente que gosta

    Beijos
    @pocketlibro
    http://www.pocketlibro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. eu simplesmente adoro tapioca! *-* descobri que vendem na minha facul, como direto , hahhaa
    beijos
    www.portefeminino.com.br

    ResponderExcluir

"Eu não entendo de moda.Eu entendo do que eu gosto..."

*Sugestões,Criticas, Dúvidas e elogios,são bem-vindas!
Email:Eucriomodacontato@gmail.com, adicione-me!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...