Livro: A menina que roubava livros

4 de março de 2012


Resumo: A trajetória de Liesel Meminger é contada por uma narradora mórbida, surpreendentemente simpática. Ao perceber que a pequena ladra de livros lhe escapa, a Morte afeiçoa-se à menina e rastreia suas pegadas de 1939 a 1943. Traços de uma sobrevivente: a mãe comunista, perseguida pelo nazismo, envia Liesel e o irmão para o subúrbio pobre de uma cidade alemã, onde um casal se dispõe a adotá-los por dinheiro. O garoto morre no trajeto e é enterrado por um coveiro que deixa cair um livro na neve. É o primeiro de uma série que a menina vai surrupiar ao longo dos anos. O único vínculo com a família é esta obra, que ela ainda não sabe ler. Assombrada por pesadelos, ela compensa o medo e a solidão das noites com a conivência do pai adotivo, um pintor de parede bonachão que lhe dá lições de leitura. Alfabetizada sob vistas grossas da madrasta, Liesel canaliza urgências para a literatura. Em tempos de livros incendiados, ela os furta, ou os lê na biblioteca do prefeito da cidade. A vida ao redor é a pseudo-realidade criada em torno do culto a Hitler na Segunda Guerra. Ela assiste à eufórica celebração do aniversário do Führer pela vizinhança. Teme a dona da loja da esquina, colaboradora do Terceiro Reich. Faz amizade com um garoto obrigado a integrar a Juventude Hitlerista. E ajuda o pai a esconder no porão um judeu que escreve livros artesanais para contar a sua parte naquela História. A Morte, perplexa diante da violência humana, dá um tom leve e divertido à narrativa deste duro confronto entre a infância perdida e a crueldade do mundo adulto, um sucesso absoluto - e raro - de crítica e público.
Escrito por Markus Zusak

Minha Opinião: É um livro que te prende, você vai vivendo as emoções dos personagens nos momentos de maiores suspense e se sentem aliviados com eles também. É um livro sensível, que mostra que meio a crueldade e a pobreza existe felicidade. O mais legal é a Morte narrando a história, ela começa assim: Eis um pequeno fato, você vai morrer, no inicio ela comenta que toda vez que vai buscar uma alma, ela presta atenção nas cores, as cores são um detalhe de extrema importância para a Morte. Eu não resisti em fazer uma comparação com "O diário de Anne Frank", pois os dois livros se passam na mesma época, e dai eu percebi que com toda aquela guerra e horror criados por Hitler e aquela população que o ajudou, porque cá entre nós ele não fez tudo sozinho né? Não foram só os Judeus  que sofreram, o outro lado, ou seja, os outros alemães não-judeus também sofreram.

A teoria da Morte

Em um certo momento do livro, ele traz algumas ilustrações, pouquíssimas, quando você ler vai entender porque. 


A loja do Hitler


P.S: Mesmo com a faculdade o plano é um livro a cada 15 dias.

16 comentários:

  1. Eu li esse livro... eu ganhei ele e li super rapido. Apesar dos primeiros capitulos serem cansativos e terem partes chatinhas, eu adorei cada pagina. O final me deixou MUITO triste, muuito mesmo, mas... o livro é bom, recomendo.
    http://fashionistasbr.com/

    ResponderExcluir
  2. Simplesmente perfeito, não li, mas ao que foi mostrado aqui parece ser ótimo. Agora quero lê-lo. As fotos ficaram muito lindas, principalmente a primeira. Até.
    http://mentesvelhas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. a primeira vez que eu li esse livro eu tinha 17 anos, faz muito tempo.
    Você já leu Eu sou o mensageiro? é do Zusak também, muito bom. :D

    ResponderExcluir
  4. Faz dois anos que eu li esse livro, e sempre recomendo, a historia é encantadora.

    ResponderExcluir
  5. De fato os seres humanos são assombrosos, fazem de tudo para conseguirem o que querem. Beijos ♥
    http://mentesvelhas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Adorei a indicação, já comecei a ler, mas não curti, vou começar dnvo.
    http://www.senhoritaliberdade.com/

    ResponderExcluir
  7. Sempre quis ler esse livro, mas nunca me empolguei a começar.. Talvez agora que li tudo que você escreveu sobre ele, me dê coragem! HAHAHA

    Beijo
    http://semquerermeintrometer.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Eu amei ler este livro, para mim foi um dos melhores que já li
    ele é muito lindo, no final da vontade de chorar ='

    http://myheart-j.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Ai esse livro é tudo de bom! Um dos poucos em que eu chorei, por causa do final! hahahaha
    mais muito booom mesmo!

    ResponderExcluir
  10. Nunca fui de ler livros da massa, os best-sellers e tal. Porque sempre usam fórmulas. Um exemplo é o Crepúsculo, que por sinal, é muito fraco.

    Mas A Menina Que Roubava Livros eu gostei muito :)

    ResponderExcluir
  11. Li esse livro anos atras. Gostei muito. Realmente foi um dos melhores livros que eu já li. Conheci ele numa feira de livros e então o comprei e passei horas lendo sem parar. Muito bom. Também recomendo.

    ResponderExcluir
  12. parei na metade nao aguento ler,eu realmente viajo na leitura me vejo no livro...choro realmente desisti de terminar de ler

    ResponderExcluir
  13. Chorei o final todo do livro, o que foi uma luta porque entre tantas lágrimas e fungadas eu mal conseguia enxergar direito e ficava com medo de molhar as páginas, até que arrumei uma caixa de lenços de papel e consegui ir até o fim.
    Amei de paixão, e confesso já roubei alguns livros.

    ResponderExcluir
  14. Realmente esse livro é ótimo. O que destrói ele na minha opinião é o início totalmente chato. Parece que o autor escreveu do meio para o final e na hora de começar o livro, parte mais importante porque atrai o leitor, ele não conseguiu fazer...


    htt://francabresil.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Ja li esse livro varias vezes. A primeira nao entendi bem, porque nao conhecia o estilo do autor (ou do livro mesmo). No inicio de cada capitulo ele faz um resuminho do que vai acontecer. Muito legal.

    ResponderExcluir
  16. Esse é um dos livros que quero ler de novo *-*

    ResponderExcluir

"Eu não entendo de moda.Eu entendo do que eu gosto..."

*Sugestões,Criticas, Dúvidas e elogios,são bem-vindas!
Email:Eucriomodacontato@gmail.com, adicione-me!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...