Como fazer e prender uma cortina de forma econômica

22 de março de 2012


Resolvi fazer uma cortina simples, não para bloquear a luz solar, mas para decorar o ambiente, o legal que essas cortinas te deixam livre para escolher tecidos leves, ou seja, até a renda tá valendo, dependendo da cor dá até um tom alegre no ambiente, no caso como as minhas paredes são brancas, elas necessitavam disso. Quando eu fui comprar o tecido para a minha cortina eu comprei um que tava na promoção, que foi R$ 5,90 o metro, eu comprei 2,60 mt de um tecido de algodão.
Como fazer a cortina
Eu pedi para a moça na loja cortar o tecido em dois, ou seja, cada lado 1,30 mt de comprimento. Dessas duas partes você pode mandar fazer a bainha, ou seja, dobrar e costurar as bordas do tecido para o tecido não desfiar e não ficar aparecendo a borda desfiada. Olhe as bordas de algum lençol ou toalha de mesa para seguir como exemplo, mas não é difícil com a máquina de costura ou peça para uma costureira fazer isso.
Você optar por comprar prendedores de bloco de papéis , como eu fiz, para segurar a cortina, ou quando você for costurar a cortina, fazer alças na parte superior, ou medir 10 cm de tecido da cortina, dobrá-lo, costurar na parte inferior da dobra, deixando um espaço vago no interior da dobra para passar o fio que sustentará a cortina na parede.

Para pendurar a cortina você vai precisar de:
02- Ganchos
01- Um fio de aço ou linha de anzol, no caso foi a que eu usei, uma que aguenta o peso de 69 kg.
12- Prendedorres

As medidas que eu usei:
A minha janela tem um 1,50 mt de largura e 1 mt de comprimento.
Eu coloquei o ganchos a uma distância de 15 cm do lateral da janela e uma altura de 12 cm da parte superior da janela. E abaixo da janela deixei uns 18 cm de tecido.
Eu fiz um esquema abaixo explicando a medida, só que arredondei minhas medidas tudo para 20 cm, porque acho que essas medidas serão melhores do que as que eu usei.
Nota: Vocês podem até usar uns 60 cm ou mais de tecido abaixo da janela, eu usei 18 cm, porque a minha cama fica embaixo da janela e eu não queria que a cortina encostasse na cama, mas é uma coisa pessoal vocês que decidem.



Passo-a-Passo:
Furar a parede com uma furadeira e colocar os ganchinhos, amarrar o fio ou a linha de anzol, e depois prender sua linda cortina com os prendedores e ser feliz!
Resultado:








Se você tiver dúvidas ficarei feliz em respondê-las. Abaixo inspirações:










7 comentários:

  1. Ficouuuuuuuu liindo..se eu te disse q no sabado eu comprei 3 metros e meio p fzr a minha cortina..hahah..dai cortei ao meio ontem a tarde..botei no chao e cortei...dai...costurei na maquina todos os lados do tecido...e pensei tbm em comprar um gancho sendo q vou comprar aqueles q vendem com uma super cola adesiva q vc so faz colar...pq nao sei como fzr c esse d ferro q tem q colocar..vou ter q chamar alguem..dai vou pegar um varal mesmo d roupa...aquelas cordas kkkkkkk e pendurar..tow pensando em costurar umas alças...mas tow c preguiça...soubrou pouco tecido..heheheh mas vamos ver no q vai dar heheheh beeeijao!Super coincidencia!

    ResponderExcluir
  2. A cortina ficou muito bacana e criativa
    E amei essa que parece um galho de arvore
    Bem diferente

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Anna, ficou bom de mais! Super bonito, e o melhor: pode-se fazer do jeito que combine com você. Super perfeito!
    http://mentesvelhas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. eu acho cortinas lindas,mas eu prefiro persianas, elas bloqueiam melhor o sol.
    Mas se a minha janela não ficasse de frente para a minha cama, eu teria cortinas.
    ( eu aprendi sozinha )

    ResponderExcluir
  5. Caramba até salvei a imagem da cortinha em um galho branco muito linda a ideia vou fazer assim .
    bjoos

    ResponderExcluir
  6. boa tarde, gostaria do passo a passo para se fazer uma cortina. eu so vi ideias. não achei o passo a passo.

    ResponderExcluir

"Eu não entendo de moda.Eu entendo do que eu gosto..."

*Sugestões,Criticas, Dúvidas e elogios,são bem-vindas!
Email:Eucriomodacontato@gmail.com, adicione-me!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...