Project 365 em 2011

29 de dezembro de 2010


Você já ouviu falar do Project 365? Eu ouvi falar dele pela primeira vez no blog Depois dos Quinze, esse projeto consiste em tirar uma foto por dia em 365 dias, não é necessário você começar no primeiro dia do ano, mas vamos combinar que é legal né? Então você pública uma foto que representou seu dia,ou seja, você, amigos, paisagem... e pode fazer anotações embaixo de como você se sentiu ou as configurações para tirar essa foto neste dia. Enfim você pode tirar várias e escolher a sua preferida. Eu vou publicar as minhas no orkut (porque não aguento mais tantas senhas) mas você pode publicar as suas no Flickr, flog...Mas o projeto possui um site, click aqui, para você publicar suas fotos e aprender com muitas dicas, buscar inpirações .A comunidade do Project 365 no Orkut. O We heart It é um site muito inspirador ;)

1. Fique atento
Mantenha seus olhos abertos com uma foto em mente a todo momento do dia. Procure por momentos que, normalmente, você deixaria passar despercebidos. Treinar seu olhar e sua mente é a forma como o Projeto 365 pode ajudar você a crescer como fotógrafo. Grandes fotografias não acontecem se você nunca vê ou nunca sabe quando reagir.
2. Sempre leve sua câmera com você
Tenha a câmera sempre ao alcance durante o dia. Não tenha vergonha. Não fique com preguiça. Nem tire intervalo. A hora em que você não estiver com a câmera será o único momento em que você vai desejar não tê-la deixado para trás. Enquanto você se depara com a Lei de Murphy de tempos em tempos, a frequência diária de fotos significa mais oportunidades de encontrá-la. Com um pouco de disciplina você pode facilmente driblar a Lei. De Murphy, gente!
3. A melhor hora é agora
Nunca diga “Eu fotografo isso depois”, ou “Eu faço essa foto na volta”. Faça a foto enquanto a idéia está fresquinha em sua cabeça e a luz está certa. Momentos de inspiração quase nunca aparecem em momentos convenientes, e a luz quase nunca é exatamente a mesma em dois momentos do dia.
4. Treine seus olhos para ver a luz
Aprenda a tirar o melhor da luz, independente do dia estar ensolarado, nublado ou qualquer coisa entre os dois. Aprender como trabalhar com a luz em situações de alto e de baixo contraste luminoso é uma boa forma de ampliar suas oportunidades fotográficas. Experimente também fazer uso de outras fontes de luz além do flash da câmera para complementar a luminosidade disponível.
5. Experimente! Não fique na zona de conforto
Ouse e arrisque uma foto ruim para aprender algo novo. Fazer as mesmas fotos repetidamente porque é mais fácil fazê-las não vai melhorar sua fotografia e não vai aumentar o interesse no seu trabalho. Saia da sua zona de conforto para tentar coisas novas. Isso depende menos de comprar novos equipamentos, e mais de abrir seus olhos para novos estilos e assuntos.
6. Use temas semanais
365 fotos únicas é uma meta alcançável. Se suas idéias estão se esgotando, pense em temas semanais. Faça fotos de um lugar em particular, uma cor, retratos de família e amigos, animais de estimação, macros, letras escondidas, etc. Às vezes um número infinito de assuntos são mais facilmente vencidos quando se pensa em temas. Temas oferecem um senso de ordem e planejamento, viabilizando mais etapas e deixando você mais próximo do objetivo final.
7. Planeje e escreva suas idéias
Melhor que esperar para encontrar inspiração é planejar adiante e escrever idéias para fotos futuras em um caderno de notas. É uma excelente prática para sessões de foto regulares, e vai reforçar o pensamento criativo. Rever idéias de fotos documentadas anteriormente vai se provar uma boa fonte para quando as idéias espontâneas são poucas e espaçadas.
8. Faça edição e pós-produção semanalmente
Para evitar acúmulos, edite e processe suas fotos semanalmente, se não puder diariamente. Estabelecer um ritmo para editar e processar as fotos é a chave para completar o seu Projeto 365. Para muitos, fazer as fotos é fácil, mas editar e processar as fotos é um desafio. Para cada foto que você publicar, você provavelmente terá várias que não servirão. Entrar no ritmo para selecionar suas fotos finais e processá-las em tempo hábil vai fazer a diferença entre o sucesso e o fracasso.
9. Adicione observações às suas fotos
Quando postar fotos diariamente online, adicione notas sobre o que você acha que deu certo ou não nelas. Coloque informações gerais sobre a sessão e as configurações da câmera dos dados EXIF, você vai rever isso depois para refrescar a memória ou para ver o quanto você evoluiu. Histórias engraçadas também são informações legais de se rever. Entender como, por que e quando você fotografou seu objeto estimula um lampejo de criatividade que você não pode tirar dos dados EXIF.
10. Entre no ritmo e divirta-se!
Assegure-se de se divertir durante seu longo projeto. No momento em que se tornar trabalhoso, será mais difícil completar o Projeto 365. Entrar em um ritmo pode ajudar bastante a diminuir a percepção do esforço despendido para manter suas fotos em dia. Se você for dar uma volta durante o intervalo do almoço, mudar seu caminho por 10 minutos ou mesmo fazer 365 auto-retratos, saber que você vai dedicar um tempo para fazer suas fotos diminui bastante o estresse do processo. Se você faz o tipo espontâneo, defina 10 ou 20 minutos extra na sua agenda para parar e explorar com sua câmera. Como na vida, muitas vezes o caminho é mais interessante que o destino.
11. Comece hoje
Eis o melhor do Projeto 365: você pode começar QUALQUER dia do ano. Frequentemente as pessoas associam esse projeto ao ano novo, mas não há regras sobre quando começar um projeto como esse. Enquanto parece irresistível, ceda ao impulso e comece seu Projeto 365 hoje!

8 comentários:

  1. Oi, achei bem interessante o projeto, mas eu nem sou muito chegada em tirar fotos, e uma por dia é meio tenso pra mim q trabalha o dia todo kkkkk ...
    mas adorei as dicas para as fotos, são muito úteis!
    bjux

    ResponderExcluir
  2. To dentro, adoro essas coisas de projetos do proximo ano...

    bjks

    ResponderExcluir
  3. hmm, gostei mt da ideia !
    meu unico problema é seguir fielmente os 365 dias ! rs
    mas vou tentar !!!
    beeeeijos, FELIZ ANO NOVO ♥
    Loma, Rosa Choking

    ResponderExcluir
  4. Feliz ano novo!! Eu adoro essa idéia, mas realmente não dá pra mim, me esqueceria sempre! Talvez quando eu tiver uma camera nova que me inspire a tirar mais fotos...

    ResponderExcluir
  5. aaah, pensando em começar amanha, achei legal a descrição, sera que posso copiar ?
    hahaha
    gostando do seu blog, te seguirei

    ResponderExcluir
  6. Adorei o Post, dei um Crt+C básico e tambe´m to participando!
    Me manda o seu perfil para Add !!

    ResponderExcluir
  7. que lindo, vou tentar entrr nesse projeto.

    ResponderExcluir

"Eu não entendo de moda.Eu entendo do que eu gosto..."

*Sugestões,Criticas, Dúvidas e elogios,são bem-vindas!
Email:Eucriomodacontato@gmail.com, adicione-me!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...