ESTILO VINTAGE

30 de outubro de 2009


A primeira coisa bacana de falar é sobre a diferença entre retrô e vintage. A palavra vintage significa clássico. Então quando falamos de moda vintage estamos falando de peças que foram referência de moda na sua época. Já retrô está relacionado à passado. São nas peças que encontramos nos brechós, por exemplo. A moda vintage/retrô da década de 60 é caraterizada principalmente pelo romantismo. Saia chanel - com o cumprimento no joelho - babados, cintura alta marcada, tecidos mais fluidos, cartela de cores pastel. Nos anos 70 a moda é mais divertida, jovial, com estampas psicodélicas, tecidos mais soltos sem definir muito as formas do corpo. Eu estou citando essas duas décadas para mostrar que não existe uma característica que defina o conceito de vintage ou retrô além do fato de se tratar de peças icônicas, ou seja peças que caracterizam uma época - como o terninho da chanel ou o vestido geométrico de Saint Laurent inspirando na tela de Mondrian.
Eu acredito que o que atraem as pessoas a aderirem ao vintage é justamente essa releitura de clássicos, principalmente pelo simples fato da moda hoje em dia permitir essa brincadeira de montar produções com vários elementos diferentes. Outro dia eu ví um editorial de moda sobre romantismo em que a modelo usava um vestido branco de renda com um coturno de couro preto. Isso mostra os contrastes e como é possível inovar. Essa é a busca do estilo pessoal.
Eu particulamente não gosto de esteriótipos. Acho que as pessoas são muito mais complexas do que ser hippie, rocker, grunge, it girl... Eu não sei definir o que eu sou. Só sei do que eu gosto. Gosto de combinar coisas diferentes e prezo pelo conforto. Não sou fã de decotes muito grandes, roupa justa nem curta. Adoro saia rodada, scarpin de bico redondo, blusas soltinhas, colete, camisetas engraçadas, calça saruel e all star. Isso diz alguma coisa? Adoro chapéu e qualquer tipo de adereço no cabelo. Cada dia estou de um jeito então meu estilo varia de acordo com o meu humor.
Acho super bacana ter um guarda-roupa básico ou algumas peças vintage e misturar tudo num visual moderno. É... esse é o meu estilo! Eu tenho uma jaqueta preta de verniz - estilo Michael Jackson - que é a minha paixão. É vintage, rocker e linda. (depois mando uma foto). Eu tenho a sorte grande de ter um baú de tesouro na minha casa. Sim. É literalmente um baú. Minha mãe comprou para guardar o enxoval dela. Quase 30 anos atrás... e dentro dele ela guarda as suas peças preferidas da sua juventude. É um achado! Volta e meia eu abro o baú e ressucito alguma peça. O bacana é que essas roupas - retrô - são super duráveis e com uma modelagem diferente do que a gente vê hoje.
Mas eu tenho um objeto de desejo vintage... Outro dia passando pela loja 2th floor eu ví um sapato pink de verniz com lacinho maravilhoso. Digno das pin ups - outro ótimo exemplo para falar de moda vintage. As pin ups eram referência de moda e sensualidade.Quer ver milhões de exemplos de moda retrô? Vai no mod cloth. eé uma loja virtual que trata exclusivamente desse segmento.
Queria agradecer a DANIELA do blog Add / Vintage que escreveu o texto e procuro as fotos a meu pedido ,e ela é meio que uma adpta deste estilo,quem se interessar visitem o blog dela!

7 comentários:

  1. Acho bem interessante essa moda retrô porque nos traz muito aquele glamour do passado, coisas que na época até passaram desapercebidas hoje voltam com tudo, parabéns aos responsáveis por tudo isso.

    BLOGdoRUBINHO
    www.blogdorubinho.com.br
    www.twitter.com/blogdorubinho

    ResponderExcluir
  2. Que post ótimoooo
    Madonnaaaaaaa

    amo os 60 e 70 e aquele look Mondrian é mega clássico!


    eu queria assumir um look mais vintage, mas não tenho um bom olho pra coisa... não encontro nada que não pareça realmente velho e acabado...

    ResponderExcluir
  3. Querida amiga avassaladora... Vi outro dia no programa da GNT Tamanho Unico as dicas da Chiara sobre compras em brechos e como usar retro, vintage etc.O segredo é mixar com algo atual para não parecer estar fantasiada com roupas de epoca... Achei bem legal.
    Otimas explicações as suas tb.

    ResponderExcluir
  4. Apesar de achar interessante a moda Vintage, não tenho nada no meu guarda roupa que seja deste estilo :/
    Beeeijos

    ResponderExcluir
  5. Oeee, tem selinho pra vc no meu blog, passa laaa^^!

    ResponderExcluir
  6. grunge diz alguma coisa, som bom! huahua abraços ahu.

    ResponderExcluir

"Eu não entendo de moda.Eu entendo do que eu gosto..."

*Sugestões,Criticas, Dúvidas e elogios,são bem-vindas!
Email:Eucriomodacontato@gmail.com, adicione-me!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...